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Colaborador   |   01/12/2015 16:56

ILTM Cannes abre com foco em storytelling; entenda

No Palais des Festivals et Congrès, na famosa Croisette, avenida à beira do Mar Mediterrâneo, começou ontem (30) a edição mais importante de 2015 da ILTM (Internacional Luxury Travel Market).

PANROTAS / Emerson Souza
CANNES - No Palais des Festivals et Congrès, na famosa Croisette, avenida à beira do Mar Mediterrâneo, começou ontem (30) a edição mais importante de 2015 da Internacional Luxury Travel Market (ILTM).

Em uma das suas maiores versões, a feira voltada para a indústria das viagens de luxo reúne esta semana no Sul da França mais de 1,5 mil expositores, de grandes redes de hotéis a ilhas particulares. Outros 1,5 mil participantes são compradores de 77 países. Há ainda 80 jornalistas de 18 países. Enquanto na ILTM Americas, realizada em setembro, no México, foram apenas dez os representantes do Brasil (entre compradores e expositores), na ILTM Cannes há 75 compradores brasileiros de dez cidades, além de sete expositores.

A cidade na Côte d’Azur recebeu os participantes do evento com sol e policiamento reforçado nas ruas, no Palais des Festivals e nos principais hotés. O tema do Fórum de Abertura, realizado ontem à noite no auditório principal do Palais des Festivals, foi storytelling. Durante duas horas, três palestrantes falaram sobre a importância de as marcas de luxo e seus vendedores terem boas histórias para contar para seus clientes.

“Na ILTM vemos milhares de histórias serem criadas para viajantes de luxo em todo o mundo. Este ano nós desafiamos os participantes a usarem a ILTM como ponto de partida para criarem e compartilhares suas próprias histórias”, disse a diretora da ILTM Portfolio, Alison Gilmore.

A estrela da noite foi o escritor americano e professor de roteiro Robert McKee, que falou sobre como gerar uma ação através de uma boa história. Nos últimos 30 anos, McKee tem sido mentor de roteiristas, novelistas, dramaturgos, poetas, documentaristas, produtores e diretores em todo o mundo. Entre seus ex-alunos há 60 ganhadores do Oscar e 200 premiados com o Emmy. Para o cineasta neozelandês Peter Jackson, de O Senhor Dos Anéis e O Hobbit, McKee é o “guru dos gurus”.

“Viver, e não apenas sobreviver, é uma característica única da espécie humana. Pense para que você vive, e viva com entusiasmo. Contar uma história é reunir uma sequência de eventos que pode tornar a vida de outra pessoa melhor. Ou pior. Qualquer estratégia de trabalho tem que ter uma história a contar, porque não existem fatos sobre o futuro. Criatividade é juntar duas coisas que já existem de um jeito que ninguém pensou antes,” disse McKee para uma plateia formada por expositores e compradores do mercado de turismo de luxo.

O inspirador fórum de abertura da ILTM teve trilha sonora de cinema e começou com a vice-presidente de Parcerias Estratégicas da American Express Consumer Travel, Claire Bennett. Claire falou sobre o luxo de amanhã e destacou três pontos-chaves: há cada vez mais opções de conectividade, mais expectativas de serviços personalizados e mais valorização dos detalhes.

“A indústria de viagens tem de investir em tecnologia”, afirmou Claire.

Em seguida, Thomas Trautmann, da Sales Brain, subiu ao palco ao som da música-tema de Missão impossível e falou sobre como convencer alguém. Segundo ele, a Sales Brains é uma agência de neuromarketing com um modelo científico de persuasão que pode ajudar às empresas a convencer e a conquistar mais clientes. Trautmann destacou a importância de se usar estímulos específicos para se alcançar os resultados desejados.

“Não use o seu website para dizer o que você vende, e sim para mostrar ao cliente o que ele pode ter”, disse. “O site precisa contar a história certa para o cérebro do seu cliente. Não há decisão sem emoção. A emoção precede a ação.”

Organizada pela Reed Travel Exhibitions, a ILTM Cannes tem a PANROTAS como um dos media partners. A feira termina no próximo dia 3.

O Portal PANROTAS viajou a convite da ILTM Cannes

(Carla Lencastre, especial para o Portal Panrotas)

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