Maria Izabel Reigada   |   08/01/2016 13:21

Madri homenageia autor de Dom Quixote em 2016

Os profissionais que já estiveram em edições anteriores da principal feira de turismo da Espanha, a Fitur, realizada anualmente em Madri, sabem que a capital espanhola “se veste” para o evento.

Os profissionais que já estiveram em edições anteriores da principal feira de turismo da Espanha, a Fitur, realizada anualmente em Madri, sabem que a capital espanhola “se veste” para o evento. Pelas principais avenidas da cidade, como o Paseo de la Castellana ou a Gran Via, observam-se os cartazes da feira de turismo, que neste mês ocorre entre os dias 20 e 24. Mas as oportunidades comerciais não são o único atrativo da Fitur.

Madri é um daqueles destinos turísticos que podem ser visitados incontáveis vezes, um atrativo a mais para quem vai participar da Fitur a cada ano. Em 2016, comemora-se o Quarto Centenário da Morte de Cervantes. O mais importante escritor da língua espanhola, o autor de Dom Quixote, será homenageado em exposições, rotas temáticas e uma série de eventos, muitos deles na capital espanhola, embora o centro das comemorações seja sua cidade natal, Alcalá de Henares, a 35 quilômetros de Madri.

Parte dos eventos terá início a partir de março. Mas, quem vai participar da Fitur pode “aproximar-se” do escritor espanhol na visita guiada “Cervantes e o Bairro das Letras”, realizada pelo Escritório de Turismo de Madri. Caminhando, o visitante percorre muitas das ruas e construções visitadas por Cervantes, há quatro séculos. O tour dura 120 minutos e tem saídas de terça-feira a domingo, em inglês e espanhol, de acordo com o horário agendado. Custa 10,90 euros e pode ser reservada on-line (www.esmadrid.com) ou no escritorio de turismo, na Plaza Mayor, ponto de partida do roteiro.

Quem quiser aproveitar para conhecer a cidade natal de Cervantes, pode pegar o trem da Estação Chamartin, em Madri, e desembarcar em Alcalá de Henares 32 minutos depois. Há também um ônibus que parte do Aeroporto de Barajas, em Madri, diretamente para Alcalá, com saídas a cada meia hora entre segundas e sextas-feiras e a cada hora, aos sábados e domingos. Em Alcalá, a visita principal é à Casa Museu de Cervantes, que fecha às segundas-feiras. A visita é gratuita mas, por conta do ano comemorativo, pode haver programações especiais, dependendo do dia. Para chegar, o site é o www.museocasanataldecervantes.org.

O PANROTAS é media partner da Fitur 2016

Tópicos relacionados