Renato Machado   |   17/05/2016 09:59

"A experiência nunca foi tão importante", Lucas Foster

Lucas Foster, psicólogo e fundador do Project Hub, a primeira rede internacional para empreendedores da economia criativa no Brasil, subiu ao palco do PANROTAS Next, em Porto Alegre, para falar da faceta do novo consumidor que os mercados terão que lidar nesta e nas próximas gerações. O que ele cha


Jhonatan Soares
Lucas Foster durante sua palestra no PANROTAS Next 2016, em Porto Alegre
Lucas Foster, psicólogo e fundador do Project Hub, a primeira rede internacional para empreendedores da economia criativa no Brasil, subiu ao palco do PANROTAS Next, em Porto Alegre, para falar da faceta do novo consumidor que os mercados terão que lidar nesta e nas próximas gerações. O que ele chamou de "indústria 4.0" irá exigir planejamento e preparo, principalmente do profissional do Turismo. "As pessoas estão no comando das iniciativas", resumiu.

Com um vídeo, Foster abriu sua apresentação. O psicólogo mostrou momentos e experiências vividas pelas pessoas durante momentos de prazer, algo que, evidentemente, está proximamente ligado ao Turismo. "A indústria 4.0 deve estar pronta para proporcionar experiências", afirmou. "As pessoas estão no comando das iniciativas. Elas não querem mais comprar produtos, sim experiências. Isso nunca foi tão importante".

Para ilustrar esta ideia, Foster deu exemplo do Instituto Ricardo Brennand, em Recife. Pouco conhecido do público em geral, o museu recebeu um volume imenso de boas avaliações na plataforma do Trip Advisor, chegando a figurar na lista de melhores museus de todo o mundo.

A Indústria 4.0 pode ser resumida com uma fala de Steve Jobs, citada por Lucas Foster. Trata-se da "venda de sonhos e não de produtos". E isto está relacionado a saber utilizar as ferramentas disponíveis a sua volta. "A tecnologia tem afetado toda nossa vida", diz o psicólogo. Foram cinco os pontos citados por Foster como essenciais pilares para a boa relação com esse novo consumidor: saber utilizar o tempo, espaço, energia alocada, sentidos tocados e emoções provocadas.

SOBRE O EVENTO

O PANROTAS Next é uma produção da PANROTAS, em parceria com a Imaginadora, e tem o apoio da CNC e FBHA, da Abav-RS, da rede Plaza Hotéis em Porto Alegre e do Blue Tree Premium, em Caxias do Sul, com o transfer oficial realizado pelo Grupo Brocker.

Tópicos relacionados