Da Redação   |   31/05/2016 13:00

Portugal: 90% das pernoites estão na faixa litorânea

COIMBRA - Responsável pelo desenvolvimento e pela promoção turística da região central portuguesa, o Turismo Centro de Portugal promove desde ontem (30) a terceira edição do evento “Vê Portugal”, que debate aspectos do turismo interno do país. São mais de 600 inscritos para dois dias de fórum, comp

COIMBRA - Responsável pelo desenvolvimento e pela promoção turística da região central portuguesa, o Turismo Centro de Portugal promove desde ontem (30) a terceira edição do evento “Vê Portugal”, que debate aspectos do turismo interno do país. São mais de 600 inscritos para dois dias de fórum, composto por temas que vão dos gargalos ao valor do setor à economia portuguesa.

Em 2015, o turismo em Portugal foi responsável por 11,4 bilhões de euros (R$ 46 bilhões) em receitas, o equivalente a 6,3% do PIB. O total de pernoites foi de 48 milhões e o de turistas internacionais, 17,4 milhões, responsáveis por 65% da movimentação hoteleira.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, a maior região turística do país, com 100 municípios, entre os quais dois dos preferidos dos brasileiros – Fátima e Coimbra – destacou os três principais problemas a serem combatidos pela região: sazonalidade, estada média relativamente baixa (1,8 noite contra 2,2 noites da média nacional) e a “litoralização” da movimentação turística – 90% das pernoites concentram-se no litoral. “Um grande desafio é ‘puxar’ parte destas destas pernoites para o interior”, ressaltou.

UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Um dos maiores redutos de estudantes brasileiros fora do Brasil, a Universidade de Coimbra é uma das principais atrações turísticas da cidade. Possui 726 anos e está localizada em um edifício de mais de mil que abrigou, no século 13, o primeiro palácio Real de Portugal.

No ano passado, 300 mil pessoas pagaram para visitar a instituição, 90% das quais estrangeiras. O local preferido é a biblioteca, uma das mais bonitas do mundo, em parte revestida por ouro proveniente do Brasil no período colonial.

“Nós passamos a ver o turismo como receita, o que nos está permitindo recuperar uma parte do patrimônio. Reconhecemos que o turismo merece um trabalho de muito empenho e, por isso, criamos um setor especialmente ligado ao ele, voltado à comunicação com os operadores – nós ouvimos o que eles precisam para que possamos melhorar a satisfação das pessoas”, afirmou o reitor da universidade, João Gabriel Silva, um dos palestrantes do primeiro dia do fórum.

Realizado em um dos mais novos equipamentos para eventos de Coimbra, o Convento São Francisco, o “Vê Portugal” tem prosseguimento nesta terça-feira (31). Confira algumas fotos do primeiro dia no álbum abaixo.

Alex Souza, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite do Turismo Centro de Portugal.

Tópicos relacionados