Renato Machado   |   09/06/2016 13:55

PANROTAS Next discute promoção do Turismo na Bahia

O Turismo da Bahia foi o foco do painel final do PANROTAS Next, em Salvador. Profissionais locais se uniram à discussão levantada pela Claudia Mota, sócia-diretora da Express Hotels, pela Mena Mota, diretora da Grou Turismo, e por Rodrigo Galvão, gerente de Produtos Bahi

Jhonatan Soares
Claudia Mota, da Express Hotels, Mena Mota, da Grou Turismo, e Rodrigo Galvão, da CVC
O Turismo da Bahia foi o foco do painel final do PANROTAS Next, em Salvador. Profissionais locais se uniram à discussão levantada pela Claudia Mota, sócia-diretora da Express Hotels, pela Mena Mota, diretora da Grou Turismo, e por Rodrigo Galvão, gerente de Produtos Bahia na CVC.

Cláudia Mota, de início, abordou problemáticas específicas do setor de hotelaria na capital baiana. “A grande dificuldade tem sido aumentar o preço médio das diárias”, afirmou, contando que o ponto de equilíbrio para um empreendimento se manter saudável em Salvador seria uma taxa de ocupação mínima de 60%, com diárias na média de R$ 200 – atualmente, segundo a consultora Jeanine Pires, essa taxa está na casa dos 58%, com valores inferiores ao “ideal”.

“Alguns hotéis promovem o dumping, quebram rivais, e muita gente segue acreditando que um hotel a menos é bom, e não é, isso é extremamente negativo pro mercado”, desabafou. A diretora do Express Hotels exemplificou que, em geral, a cultura do “bom para todos” tem se transformado, infelizmente, num movimento de “ruim para todos”.

Mena Mota iniciou um debate que tomou conta do resto do painel. A executiva lembrou a necessidade de Salvador funcionar como uma “porta de entrada” para toda a diversidade de destinos existentes no Estado. “Precisamos falar do todo da Bahia, precisamos criar corredores de acesso à Bahia”.

“Nosso principal desafio é criar algo novo, contar histórias diferentes”, sugeriu Rodrigo Galvão, da CVC. O gerente de produtos discursou na mesma linha do que foi dito por Mena Mota, afirmando que “é preciso mostrar outro conteúdo de Salvador”.

A lembrança do presidente da PANROTAS, Guillermo Alcorta, sobre a atuação no passado da Bahiatursa pela promoção do Turismo no Estado também rendeu bons comentários.O presidente da Abav-BA, José Alves, reforçou a necessidade de entidades que tratem do Turismo da Bahia como um todo e aplaudiu quando Cláudia Mota pediu para as pessoas “esquecerem do que foi feito no passado”.

O gerente de vendas do grupo Golden Tulip no nordeste, Fernando Tochete, disse que “atualmente Salvador não é o destino dos investimentos, devemos nos esforçar”. Com o cenário negativo, este “é o momento de trabalhar com mais urgência e muito mais forte”, comentou, arracando aplausos dos presentes.

Ao fim, a gerente de mercado da Bahiatursa, Cristina Mendonça fez uma fala concordando com a carência de ações como as do passado. “Nós mudamos, não somos mais uma empresa, mudamos a estrutura de promoção”, disse. A gerente aceitou que “é preciso repensar a forma de vender a Bahia” e pediu a ajuda do segmento: “todo o trade é convocado para sugerir”. “É preciso dar um voto de confiança e ter paciência de que nós vamos melhorar a promoção da Bahia”, finalizou.


Jhonatan Soares
Lucas Foster, do Project Hub, durante sua palestra no Next Salvador

TECNOLOGIA


Para fechar o evento, Lucas Foster, psicólogo e fundador do Project Hub, apresentou ao público seu discurso sobre um novo mundo que está nascendo e a revolução tecnológica proposta por ele.

“Vivemos um momento de crise das instituições”, afirmou Foster. Para ele, “agora é a hora de reconstruir essas instituições”, lembrando que, mesmo que hajam resistências em certos cenários, “inovação é ruptura”.

SOBRE O EVENTO

O PANROTAS Next Salvador tem patrocínio da CNC, Hard Rock Hotel, Iberostar Hotels & Resorts, Ilhas Seychelles e apoio da Abav/BA, do Golden Tulip Rio Vermelho e da Grou Turismo. O evento é realizado pela PANROTAS em parceria com a Imaginadora.

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