Karina Cedeño   |   25/07/2016 13:45

Após Austrália, imprensa americana critica Rio 2016

A imprensa dos Estados Unidos repercutiu a informação de que o Comitê Olímpico Australiano se recusou a hospedar atletas da Austrália na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro, alegando questões de segurança. A vila foi aberta ontem (24) para as dele


Vista aérea do Parque Olímpico (RJ)

A imprensa dos Estados Unidos repercutiu a informação de que o Comitê Olímpico Australiano se recusou a hospedar atletas da Austrália na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro, alegando questões de segurança. A vila foi aberta ontem (24) para as delegações que vão participar dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a partir do próximo dia 5..

O jornal The New York Times informou que a recusa dos australianos se soma à lista de retrocessos e tropeços que estão marcando os preparativos para os Jogos Olímpicos no Brasil. A publicação afirmou que a delegação australiana considerou as instalações "impróprias para ocupação" devido a problemas como, por exemplo, "sanitários bloqueados, vazamento de tubulações e fiação exposta".

Mas há outros problemas, segundo a chefe da missão australiana nos Jogos Olímpicos, Kitty Chiller: iluminação ruim das escadas, pisos sujos e vazamento de água pelo teto, que provoca a formação de "poças no chão em torno de cabos e fios".

VAZAMENTOS
A rede de televisão CBS informou que milhares de atletas que estão chegando para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e que podem encontrar, em seus apartamentos na Vila Olímpica, onde irão se hospedar, defeitos e vazamentos na estrutura hidráulica e problemas nas instalações elétricas.

A emissora informou que, poucas horas antes da abertura da Vila Olímpica, funcionários do Comitê Olímpico Internacional e as autoridades locais fizeram reuniões para tentar encontrar uma solução, visando prevenir riscos relacionados à segurança e falta de conforto para os atletas. A CBS divulgou o conteúdo da nota em que o Comitê Olímpico Australiano informa que não vai permitir que seus atletas fiquem hospedados em instalações que não ofereçam segurança.

Em artigo publicado ontem (24), o jornal Los Angeles Times faz uma análise geral sobre o clima que antecede os Jogos Olímpicos, afirmando que a menos de duas semanas da cerimônia de abertura do Rio 2016 "o Brasil não se sente tomado pelo espírito olímpico".

Segundo o jornal, a programação dos jogos não conseguiu despertar um debate nacional sobre o assunto e as vendas de ingressos estão lentas. "O sentimento dominante [no País] não se assemelha nem a um forte apoio [aos Jogos Olímpicos], nem a uma oposição cerrada, mas a uma indiferença", assinala o artigo.


*Fonte: Agência Brasil

Tópicos relacionados