Karina Cedeño   |   26/08/2016 18:45

Festival Burning Man volta ao deserto em Nevada (EUA)

Daqui a dois dias, o deserto Black Rock, em Nevada (EUA), recebe o Festival Burning Man, que acontece há 30 anos no mesmo local, trazendo uma proposta diferente: os participantes se reúnem no meio do deserto para criarem juntos a Black Rock City, metrópole temporária ded



Divulgação
Tótem das Confissões, uma das atrações inusitadas do festival


Daqui a dois dias, o deserto Black Rock, em Nevada (EUA), recebe o Festival Burning Man, que acontece há 30 anos no mesmo local e traz uma proposta diferente: reunir os participantes para criarem, juntos, a Black Rock City, metrópole temporária dedicada à arte, à comunidade e à expressão.

Quem quiser se tornar habitante desta cidade conviverá com todo tipo de situação, como acampamentos, festas dia e noite, música, teatro, carros decorados, pessoas com os corpos pintados, barracas inteiras enfeitadas, instalações enormes e muito mais.


Divulgação

A edição deste ano, que vai até o dia 5 do mês que vem, é inspirada no renascimento italiano da metade do século 15 e início do século 16, quando uma convergência histórica de arte inspirada, inovação técnica e patrocínio ajudou a Europa a sair do medievalismo e ingressar na modernidade.

DESTAQUES DO FESTIVAL
Um dos grandes diferenciais do evento fica por conta da “Playa”, local onde está instalada uma estátua de madeira chamada Burning Man, que remete ao surgimento do festival, quando dois amigos improvisaram uma escultura de um homem de madeira em uma praia de São Francisco (EUA) e a queimaram, tendo como testemunha alguns espectadores, o que fez com que o ato se repetisse nos anos seguintes, transformado em um grande movimento de expressão participativa. Este ano a escultura remeterá ao Homem Vitruviano, de Leonardo Da Vinci, também símbolo do renascimento.

The Temple ou "O Templo" é também uma das obras mais importantes do evento: trata-se de um espaço de memória, luto e renovação, no qual os participantes podem deixar fotos, objetos, mensagens e também lembranças de pessoas perdidas. No último dia do festival, "O Templo" é queimado, pois os habitantes temporários de Black Rock City acreditam que a fumaça leva para longe o desejo de estar perto daqueles que já partiram.

Outro fato curioso sobre o festival é que seus participantes não devem deixar rastros, ou seja, ao término do evento todas as instalações são desmontadas, e as artes fixas queimadas, com o intuito de deixar o deserto de Black Rock como se nada tivesse acontecido por ali.

Para saber mais sobre o Burning Man, acesse o site oficial do evento, onde é possível acompanhá-lo ao vivo via webcast.


Tópicos relacionados