Colaborador   |   27/09/2016 13:35

ILTM Americas: o Turismo deve aprender com o cinema

Evento acontece na Riviera Maya, México

*Carla Lencastre, especial para o Portal Panrotas


Jornalista brasileiro Pedro Andrade foi mediador do painel de abertura da ILTM Americas
Jornalista brasileiro Pedro Andrade foi mediador do painel de abertura da ILTM Americas

PLAYA DEL CARMEN (MÉXICO) – O Fórum de Abertura que marcou ontem o início da quinta edição do International Luxury Travel Market (ILTM) Americas manteve a tradição do evento de convidar palestrantes de áreas diversas com histórias inspiradoras. Matthew Luhn, roteirista de filmes de animação como Toy Story; David Denberg, Jeremy Schwartz e Brett Leve, criadores do Summit Powder Mountain, uma cidade inovadora que está sendo construída em Utah, e William Saturno, arqueólogo da National Geographic, foram os conferencistas do fórum apresentado pelo jornalista brasileiro Pedro Andrade. Durante o evento de abertura, Alison Gilmore, diretora do ILTM Porfolio, ressaltou que os 300 expositores e os 300 compradores participarão de um total de 15 mil encontros durante os três dias de reuniões.

Com mais de 20 anos de experiência criando e desenvolvendo filmes, shows para a televisão e games, em estúdios como a Pixar, Matthew Luhn abriu a noite falando para representantes da indústria de turismo e viagens sobre “O que podemos aprender com a indústria do entretenimento”. Luhn destacou a importância de se criar histórias memoráveis com personagens marcantes. Da arte de fazer filmes aos negócios, os insights de Luhn podem beneficiar qualquer um que queira aprimorar a capacidade de contar histórias.


Painel de abertura mostrou o que o Turismo de Luxo pode aprender com a indústria do entretenimento
Painel de abertura mostrou o que o Turismo de Luxo pode aprender com a indústria do entretenimento

Luhn cresceu em uma família dona de lojas de brinquedos. E diz que nunca soube quem era realmente seu amigo e quem só estava interessando nos seus brinquedos. O pai queria que ele fosse animador da Disney. Mas Luhn abriu mão de todas as oportunidades que Los Angeles oferece para ir trabalhar na Pixar, em São Francisco. Na época, tinha apenas 19 anos e a empresa estava começando. Ali aprendeu que “história importa” não só para fazer filmes, mas para tudo: “Histórias têm mais chances de serem lembradas do que fatos isolados.Se você quer se conectar com as pessoas, seja autêntico”, diz.

Em seguida Pedro Andrade conduziu um talk show com Brett Leve, David Denberg e Jeremy Schwartz, os nomes por trás da Summit Powder Mountain, que está erguendo uma cidade nas Wasatch Mountains, em Utah. Os jovens empreendedores dizem que o objetivo do lugar é conectar pessoas e estimular a criatividade. A ideia já atraiu a atenção de gente como Sir Richard Branson, fundador da Virgin, e Reed Hastings, um dos criadores da Netflix.


O fórum de abertura do ILTM Americas foi encerrado por William Saturno, arqueólogo da National Geographic especializado em civilização maia: “Com frequência, quando pensamos em civilizações perdidas como os maias, achamos que eles eram como muito diferentes de nós, distantes, quase alienígenas. Mas os maias eram seres humanos exatamente como somos hoje. Visitar ruínas não é apenas ver construções antigas que foram habitadas por alguém. Para fazer sentido é preciso entender como era a vida naquele lugar. O meu trabalho é contar as histórias do passado para que as pessoas entendam melhor os lugares que elas visitam no presente”, diz Saturno.

A PANROTAS é media partner do evento e viajou a convite do ILTM Americas, com proteção GTA.

Tópicos relacionados