Da Redação   |   13/09/2016 13:06

Imprensa internacional destaca sucesso da Paralimpíada

Nos últimos dias, os principais jornais internacionais amanheceram com manchetes entusiasmadas exaltando os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. A norte-americana CNN optou pelo questionamento “O que inspirou a reviravolta nos ingresso do Rio Paralímpico?” para abr

Nos últimos dias, os principais jornais internacionais amanheceram com manchetes entusiasmadas exaltando os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. A norte-americana CNN optou pelo questionamento “O que inspirou a reviravolta nos ingresso do Rio Paralímpico?” para abrir a reportagem que analisa os motivos principais do recente crescimento pela procura de convites para o evento. Esse fenômeno, inclusive, resultou numa movimentação recorde do Parque Olímpico: mais de 170 mil brasileiros e estrangeiros circularam no local no final de semana.

“No começo parecia que os Jogos Paralímpicos Rio 2016 seriam um desastre”, iniciou matéria da CNN. Na sequência, o texto indica que a mudança brusca e inesperada nas vendas fez com que a competição se tornasse a segunda maior Paralimpíada em termos de emissão de bilhetes, com uma estimativa de 1,9 milhões de unidades vendidas. O jornal lembra que, a um mês do início da competição, apenas 12% dos ingressos disponíveis haviam sido comercializados.

“A Rio 2016 está rapidamente fazendo jus ao seu faturamento e beleza como os jogos do povo”, ressaltou o porta-voz do Comitê Paralímpico Internacional, Craig Spence, em entrevista ao jornal. Ainda de acordo com o executivo, o evento ganhou força de uma forma inesperada e é “fantástico ouvir a torcida dos cariocas e brasileiros em cada arena”.

O alemão Goettinger-Tageblatt utilizou imagens de filas na retirada de ingressos para relatar que esta segunda fase dos Jogos atrai mais pessoas em comparação a Olimpíada. Na França, um texto do Le Figaro aposta em relato similar.

A energia do público nas arenas da competição foi exaltada no britânico Daily Mail. “A torcida nos transmite uma força sobrenatural”, disse a treinadora do time da seleção feminina de vôlei paralímpico, Bill Hamiter. Já o português Económico Online registra que mais de 300 mil bilhetes foram comprados por turistas estrangeiros, tendo Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Japão e França à frente na lista das aquisições.

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, comemorou a repercussão da imagem positiva na mídia internacional. Lummertz também ressaltou a graça e hospitalidade do carioca, item mais bem avaliado pelos estrangeiros que estiveram no País para a Olimpíada, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo.

“Trabalhamos muito para realizar esses Jogos e para reverter expectativas negativas de todo o mundo. A Paralimpíada concretiza a nossa capacidade de realizar grandes eventos e, sobretudo, de encantar o mundo”, celebrou. “Estamos colhendo frutos de um trabalho iniciado em 2009, logo após o anúncio do Rio como cidade-sede. A Embratur vai potencializar esta imagem alcançada com o evento e seguir atuando fortemente para atrair turistas estrangeiros e a entrada de divisas para o País.”

Tópicos relacionados