Diego Verticchio   |   19/09/2016 15:16

Paralimpíada reúne 243 mil turistas em 11 dias no Rio

Na noite de ontem (18/9) a cidade do Rio de Janeiro pôs fim ao ciclo olímpico, iniciado em 2009 quando a cidade ganhou o direito de receber o maior evento esportivo do planeta. Depois de realizar os Jogos Olímpicos, a cidade do Rio recebeu nos últimos 11 dias a ediç


Rio 2016


Na noite de ontem (18/9) a cidade do Rio de Janeiro pôs fim ao ciclo olímpico, iniciado em 2009 quando a cidade ganhou o direito de receber o maior evento esportivo do planeta. Depois de realizar os Jogos Olímpicos, a cidade do Rio recebeu nos últimos 11 dias a edição da Paralimpíada, evento que reuniu 243 mil turistas.

O prefeito Eduardo Paes celebrou o número, lembrando que setembro é um período de baixa ocupação na cidade e que o evento ajudou a movimentar a economia da cidade, registrando R$ 410 milhões de renda para o Rio de Janeiro.

“Números que foram passados pelo Ministério do Turismo comprovam o sucesso dos Jogos Paralímpicos para o Rio. Mais importante que estes dados é mostrar que o Rio é uma cidade pronta, acessível e de braços abertos. Pesquisa realizada pelo MTur mostra que mais de 90% querem voltar. Nós vivemos onde eles querem passar férias”, brincou.

Entre os visitantes internacionais, 18% dos turistas vieram dos Estados Unidos, 15% da Espanha, 6% da Argentina e França e 5% da Alemanha. Entre os brasileiros, 61% vieram da Região Sudeste, 16% do Sul e 12% do Centro-Oeste. Entre os itens mais elogiados, 98% destacaram os restaurantes do Rio, enquanto que a qualidade da hospedagem foi lembrada como melhor item por 96%.

Paes, que se despede do cargo no final deste ano, está também comemorando a realização do período olímpico no Rio. Ele agradeceu à população carioca por ter enfrentado uma série de dificuldades nos últimos sete anos, reafirmou a importância de ter realizado os “Jogos mais baratos da história”. O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, lembrou que os Jogos trouxeram um movimento social, reunindo famílias em prol de um mesmo interesse. “Sentimento de alivio, de missão cumprida”, resumiu Nuzman.

Tópicos relacionados