Renato Machado   |   07/11/2016 16:40

Feira escandinava espera reunir 15 mil em SP; detalhes

Uma das tradições de final de ano na cidade de São Paulo, a Feira Escandinava chega em 2016 a sua 56ª edição. Realizada anualmente, mais uma vez o evento será sediado no Esporte Clube Pinheiros, nos dias oito e nove de novembro (mais informaç&am

Emerson Souza
Artigos natalinos são destaque na Feira Escandinava, em São Paulo
Artigos natalinos são destaque na Feira Escandinava, em São Paulo
Uma das tradições de final de ano na cidade de São Paulo, a Feira Escandinava chega em 2016 a sua 56ª edição. Mais uma vez o evento será sediado no Esporte Clube Pinheiros entre amanhã (8) e quarta-feira (mais informações ao final do texto). Este ano, a Suécia será a nação em destaque, levando ao público o sentimento de “solidariedade”, muito presente na cultura daquele país, como explicou o cônsul da Suécia em São Paulo, Renato Pacheco Neto.

“Este é um evento social, bem mais do que comercial. A Suécia leva à feira sentimentos muito presentes em sua cultura, como solidariedade, igualdade, ajuda mútua e inovação”, conta Pacheco. Com cerca de quatro milhões de produtos disponíveis, os lucros das vendas serão revertidos para projetos sociais locais que, em 2015, “ajudaram mais de dez mil crianças”, informa o presidente da Associação Beneficente Escandinava Nordlyset, Jens Olesen, que afirmou ter arrecadado entre três e quatro milhões de reais na edição passada.

Dentre os produtos importados disponíveis, alguns são mais concorridos. Desde artigos natalinos a decorativos, como utensílios para cozinha e cristais. Não menos requisitadas são as iguarias gastronômicas (arenque, caviar e bacalhau) e alcoólicas (vodca e aquavit). “É uma loucura isso aqui, as pessoas querem comprar tudo”, brinca o simpático Olesen.

Emerson Souza
Renato Pacheco Neto, cônsul da Suécia em São Paulo
Renato Pacheco Neto, cônsul da Suécia em São Paulo
A organização espera levar ao Clube Pinheiros 15 mil pessoas. Para isso, conta com a ajuda de cerca de 900 voluntários, grande parte de alguma forma ligada à comunidade escandinava no Brasil. Sobre o país em destaque na edição 2016, Renato Pacheco afirma que “a Suécia não é um país que vive para a Suécia. Ela vive para o mundo”.

Por isso, a importância de do evento é “mostrar o que a Suécia tem de bom”, afirma a oficial de informação e cultura da embaixada da Suécia no Brasil, Gioreley Rios. Para ela, as relações entre Brasil e Suécia são “parcerias extremamente importantes” e que já estão consolidadas há muito tempo – prova disso é a própria Nordlyset, associação fundada há 125 anos.

Apesar de ser o país homenageado, os produtos disponíveis na feira não se restringem à Suécia. Também serão comercializados itens originários da Dinamarca, Islândia, Noruega e Finlândia. Este último, aliás, que será a nação em destaque na edição 2017, ano em que se completa o centenário de sua independência.

Serviço - 56ª Feira Escandinava
Data e horário: 8 de novembro, das 11h às 22h; 9 de novembro, das 10h às 20h
Local: Esporte Clube Pinheiros (Rua Tucumã, 36 – esquina com avenida Brigadeiro Faria Lima)
Entrada franca (até o final do estoque)
Mais informações neste link.

Tópicos relacionados