Artur Luiz Andrade   |   14/02/2017 17:17

Presidente da Aviesp explica cancelamento de feira

O presidente da Aviesp, Fernando Santos, falou ao Portal PANROTAS sobre a “difícil decisão” de cancelar a edição 2017 da Expo Aviesp, segundo ele devido ao momento econômico difícil do País e à quantidade de eventos que acontecer&am


Emerson Souza
Os presidentes da Aviesp e da Abav na Convenção Aviesp 2016
Os presidentes da Aviesp e da Abav na Convenção Aviesp 2016

O presidente da Aviesp, Fernando Santos, falou ao Portal PANROTAS sobre a “difícil decisão” de cancelar a edição 2017 da Expo Aviesp, segundo ele devido ao momento econômico difícil do País e à quantidade de eventos que acontecerão na semana da Aviesp, o que “dividirá o público de Turismo”.

PORTAL PANROTAS — É um adiamento ou cancelamento?
FERNANDO SANTOS — Um cancelamento. Este ano não teremos a Feira da Aviesp.

PP — Mas não é o ano da retomada do Turismo? Como não ter Aviesp este ano?
SANTOS — Não sentimos essa retomada no primeiro trimestre. Se vier, e acreditamos que sim, será para frente.

PP — O evento estava com que percentual vendido?
SANTOS — Cerca de 70%. Mas 10% das empresas com contrato assinado recuaram e resolveram tirar o pé dos investimentos. Vimos então que temos de ser responsáveis com esses investimentos, para entregar o evento que prometemos. E a quantidade de eventos paralelos, na mesma semana, dividiria o público. Teremos Ancoradouro, Visit USA, México, Ibas... grandes eventos que vão atrair o mesmo público.

PP — A Aviesp chegou a pensar em data alternativa?
SANTOS — Sim, mas vimos que o melhor seria adiar. Falamos com o Edmar Bull (presidente da Abav), que abriu as portas da Abav Expo e vamos tentar canalizar o que já vendemos para o evento da Abav no segundo semestre. Não teremos espaço dentro da Abav Expo, mas vamos unir forças.

PP — Como fica o caixa da entidade?
SANTOS — A Aviesp tem caixa para realizar todos os seus projetos, como os treinamentos e a convenção no segundo semestre. Nada muda além do cancelamento da feira. Houve também responsabilidade e frieza nossa para preservar esse caixa. Bancar uma feira talvez pudesse comprometer (o caixa da Aviesp). Preferimos então cancelar e voltar apenas em 2018 com a feira e o seminário.

PP — Houve diminuição no número de associados por conta da crise?
SANTOS — Sim. No ano passado tivemos algumas baixas e hoje temos entre 240 e 250 associados. Não acho que a mensalidade de R$ 85 seja algo caro para o que oferecemos. Somente o seguro e a assessoria jurídica pagam isso. Mas o associativismo no Brasil é algo difícil.

PP — E o Top Aviesp?
SANTOS — Estamos pensando em uma possibilidade para realiza-lo na convenção, mas não há nada certo. Mais uma vez a Aviesp vai tomar decisões com responsabilidade: consigo mesma e com o budget de seus parceiros comerciais.

Tópicos relacionados