Ana Luiza Tieghi   |   06/04/2017 10:47

Além das compras: Paraguai divulga circuitos turísticos

Com o slogan Paraguai: você tem que sentir, a Secretaria Nacional de Turismo do país vizinho quer mostrar que há muito mais do que compras para se fazer no Paraguai.

Marluce Balbino

Com o slogan Paraguai: você tem que sentir, a Secretaria Nacional de Turismo do país vizinho quer mostrar que há muito mais do que compras para se fazer por lái.

Sofía Montiel de Afara (foto), chefe do escritório regional de Alto Paraná, órgão ligado à secretaria, contou ao Portal PANROTAS durante a WTM que estão lançando novos circuitos turísticos para que o visitante possa vivenciar a cultura, história e natureza paraguaia.

A rota Ka’a, nome guarani para designar a erva mate, passa por cidades onde a planta é cultivada, transformada em produto e degustada: há até restaurantes dedicados a ela. Para quem gosta de história, a rota das Missões Jesuíticas leva o turista para conhecer locais por onde os jesuítas passaram e se fixaram. Inclui visita a um centro astronômico feito por eles e hoje modernizado, de onde se pode observar o céu e aprender como os índios guaranis entendiam os astros. Os dois circuitos ocorrem no sul do país.

A rota de La Caña, perto de Assunção, conta a história do cultivo da cana de açúcar no Paraguai e mostra a transformação da planta em aguardente e açúcar. Finalmente, há o Circuito Artesanal, que passa por cidades onde há produção de itens a partir de algodão, couro, metal e madeira. Também é possível conhecer o artesanato típico indígena e como ele é feito.

A partir de 2018, começa a valer o circuito de Vivência Guarani, próximo a Ciudad del Este, que inclui visita a museu que conta a história desse povo indígena, desde sua chegada ao território do Paraguai até a influência que apresentam hoje. Os turistas também podem visitar aldeias e aprender sobre o modo de vida dos Guaranis.

Nas cidades, Sofía destaca que Ciudad del Este recebeu muitas redes hoteleiras internacionais, como Hilton, Accor e Sheraton, nos últimos três anos. A alta gastronomia paraguaia também está florescendo e ganhando relevância, com chefs que modernizaram a culinária tradicional do país.

“Ciudad del Este também investiu em entretenimento, com um novo parque de diversão de inverno, onde é possível praticar esportes de neve, e um museu 3D no shopping Paris”, contou Sofía.

Segundo ela, os brasileiros que visitam o Paraguai agora ficam fascinados com as mudanças que ocorreram no país e com a variedade de opções de lazer, que vão muito além das compras. O Brasil continua sendo um dos principais emissores de turistas para o Paraguai, assim como Chile e Argentina.

Tópicos relacionados