Movida

Antonio R. Rocha   |   07/04/2017 12:03

Fórum e Feira de Turismo do RN começam hoje em Natal

Começam hoje, de forma simultânea, os dois principais eventos do turismo potiguar: 8 Fórum de Turismo do RN e 3 Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur). Ambos acontecem no Centro de Convenções de Natal, na sexta e no sábado,

Pedro Costa Ferreira
Pedro Costa Ferreira
Começam hoje, de forma simultânea, os dois principais eventos do turismo potiguar: 8 Fórum de Turismo do RN e 3 Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur). Ambos acontecem no Centro de Convenções de Natal, na sexta e no sábado, das 14h às 22h. Para participar do Fórum é preciso se inscrever no site oficial (www.forumdeturismorn.com.br) ou nos dias do evento, na própria secretaria. Já a Femptur é aberta ao público. Os organizadores esperam a visita de cerca de cinco mil pessoas nos dois dias.

O Fórum de Turismo terá três painéis na sexta-feira. A palestra de abertura será com Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Agências Viagens e Operadoras Turísticas (Apavt) e vice-presidente da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA). Ele abordará o tema "Como o RN deve otimizar a captação do turista português". Um dos debatedores do painel é o também português Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo Vila Galé, que está construindo um resort na praia de Touros, a 100 quilômetros de Natal.

Graziele Vilella
Graziele Vilella
Maior mercado emissor internacional para o Rio Grande do Norte atualmente, a Argentina será o tema do segundo painel do Fórum. O operador Gabriel Sanchez, da All Seasons, falará sobre "A percepção do turista argentino em relação aos destinos Natal e Pipa". Encerrando a tarde-noite da sexta-feira, a coordenadora nacional de Turismo do Sebrae, Graziele Villela, vai proferir a palestra "Turismo Inteligente: o RN precisa entrar nessa era". Na ocasião, o Sebrae fará o lançamento nacional do projeto "Encantos Criativos".

No sábado, segundo e último dia do Fórum e da Femptur, mais três temas de relevância para o turismo potiguar serão abordados: Rodrigo Cordeiro falará sobre "O futuro dos eventos". Ele é diretor de Congressos da MCI Brasil e presidente do Capítulo Brasileiro da MPI – Meeting Professional International. Já Diogo Canteras, presidente da Hotelinvest e diretor da HVS International para a América do Sul, abordará "O bom momento para o retorno dos investimentos turísticos para o RN".
Ainda no sábado, haverá um curioso debate que deverá ter ampla participação da população: "O Brasil nasceu no RN?" Reunirá defensores da tese, como professores, pesquisadores e escritores, e exibirá um depoimento gravado do jornalista Alexandre Garcia, para quem as caravelas portuguesas aportaram primeiramente na esquina do Brasil (hoje Praia de Touros, no RN), antes de seguirem para a Bahia.

Já Femptur promete ser uma grande mostra do turismo potiguar. Terá 92 estandes, entre municípios turísticos, hotéis, agências de receptivo, empresas de passeios turísticos, aplicativos, entidades de classe e produção associada ao turismo. A feira terá ainda artesanato (exposição, comercialização e oficinas vivas), espaço gastronômico, exposições fotográficas e de artes plásticas, apresentações culturais e shows. A entrada é gratuita, mediante rápido credenciamento na secretaria do evento.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias