Movida

Ana Luiza Tieghi   |   06/04/2017 18:29

Peru divulga sua "segunda Machu Picchu": conheça Kuelap

Sucesso entre os viajantes que buscam um destino exótico, histórico e de aventura, Machu Picchu ganhou uma concorrente em seu país. O Peru divulgou nesta edição da WTM Latin America o Complexo Arqueológico de Kuelap, que está sendo chamado de “

Marluce Balbino
Sandra Doig Alberdi, em frente a foto do teleférico de Kuelap
Sandra Doig Alberdi, em frente a foto do teleférico de Kuelap

Sucesso entre os viajantes que buscam um destino exótico, histórico e de aventura, Machu Picchu ganhou uma concorrente em seu país. O Peru divulgou nesta edição da WTM Latin America o Complexo Arqueológico de Kuelap, que está sendo chamado de “a segunda Machu Picchu”.

No norte do país, no topo dos Andes amazônicos, o complexo é repleto de construções de pedra erguidas pelo povo Chachapoya, de cultura pré-inca, entre os anos de 800 e 1470 d.C. O turista poderá conhecer a história da região e fazer trekking, e os mais preguiçosos não vão perder nada: há um teleférico que leva os visitantes até o topo do complexo em 20 minutos, a um custo de US$ 6.

“Kuelap é o que Cusco foi há 30 anos atrás, um lugar mais tranquilo”, explicou a sub-diretora de Promoção de Turismo Receptivo da Prom Perú, Sandra Doig Alberdi. “Estamos apostando no turismo de aventura e de luxo”, afirmou.

O luxo vem representado pelo novo trem da Belmond, que faz o trajeto entre Cusco e Arequipa, região ainda pouco conhecida pelos brasileiros. De alto padrão, o trem tem leitos, restaurante e até um spa. Sua primeira viagem parte em 4 de maio.

A gastronomia peruana, reconhecida no mundo todo, segue ganhando destaque. O Peru teve dois restaurantes entre os dez melhores do mundo em 2017 e o chef Virgilio Martínez, do renomado Central, foi eleito o melhor do mundo deste ano pelo prêmio Chef’s Choice Award.

Na área de infraestrutura, Sofía destacou a construção de uma nova pista de pouso no aeroporto de Lima e a construção de um novo aeroporto em Machu Picchu, que deve facilitar a vida do viajante. O Turismo é o terceiro setor mais importante da economia peruana, só atrás de mineração e agropecuária.

BRASILEIROS NO PERU
O número de brasileiros que viajaram ao Peru em 2016 ficou estável, com 148 mil pessoas. Sofía espera um incremento para 2017, com a melhora econômica do Brasil. Além de parceira com agências de viagens locais para venda de destinos peruanos, o país está realizando roadshows em três cidades brasileiras e negociando participação em feiras locais.

A Peru Week, ação promocional que envolve operadoras e restaurantes de comida peruana no Brasil, também continua neste ano, em sua quinta edição.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias