Raphael Silva   |   23/11/2017 09:38

Cúpula da OMT discute Turismo excessivo e define ''inimigo''

"O crescimento [do número de turistas] não é o inimigo. A chave é saber gerir esse crescimento de forma sustentável e responsável", destacou o secretário geral da OMT

Renê Castro
Secretário geral da OMT, Taleb Rifai não vê crescimento do número de turistas como inimigo, mas vê maneira de tratar esse fato defasada
Secretário geral da OMT, Taleb Rifai não vê crescimento do número de turistas como inimigo, mas vê maneira de tratar esse fato defasada
Mais de 60 ministros do Turismo e líderes do setor se reuniram em Londres, na Inglaterra, para participarem da Cúpula Ministerial da Organização Mundial do Turismo (OMT) e debaterem um assunto principal: o "overtourism" (ou turismo excessivo, em português). O ponto abordado ganha espaço nas discussões ao redor do mundo inteiro, sendo apontado como um dos problemas mais graves do setor e afetando destinos famosos como Barcelona e Veneza, causando discórdia entre turistas e população local. A OMT, por sua vez, já enxerga uma solução para acabar com esse distúrbio.

Durante a cúpula, os líderes do Turismo mundial concluíram a necessidade de o setor estabelecer relações mais saudáveis com as comunidades locais. O crescimento acelerado do número de turistas aliado à falta de conscientização culmina em atos de protesto de moradores e órgãos que visam a proteção dos destinos. Um exemplo disso é a recente decisão de Veneza de proibir os grandes navios em suas dependências. A cidade italiana também aposta em uma campanha publicitária nomeada "Como Respeitar Veneza" para educar os visitantes, que já representam maior número, diariamente, do que os próprios moradores.

Reprodução/Twitter Gregory Dowling
Moradores já protestam contra visitantes em Veneza
Moradores já protestam contra visitantes em Veneza
A crescente quantidade de viajantes, no entanto, não é visto pelo secretário geral da OMT, Taleb Rifai como maior problema. "O crescimento [do número de turistas] não é o inimigo. A chave é saber gerir esse crescimento de forma sustentável e responsável, usando o poder desse interesse pelos destinos a nosso favor", destacou o executivo ao, como exemplo, condenar a construção de hotéis cinco estrelas em sociedades carentes. "Precisamos diversificar as atividades, reduzir a sazonalidade e aumentar a conscientização", concluiu.

Além de Taleb, a maioria dos participantes também concordou com a necessidade de conscientizar os visitantes, mas também destacou a sensibilização das comunidades locais para os benefícios que o Turismo pode proporcionar. No entanto, surge o desafio de gerenciar, individual e especificamente, os pontos positivos e negativos que o setor leva a cada lugar.

Outro assunto que ganhou repercussão na reunião da OMT foi o surgimento da economia colaborativa, com serviços como o Airbnb. Diante do sucesso dessa modalidade não apenas no Turismo, mas também em diversos outros setores, faz com que os líderes entendam que fenômenos só tendem a crescer e saibam trabalhar me conjunto para inclui-los na cadeia produtiva da melhor maneira.


*Fonte: Travel 2 Latam

conteúdo original: http://bit.ly/2A3QYcP

Tópicos relacionados