Colaborador   |   20/03/2018 12:49

Brasileiros vão ao Taiti para primeira feira de viagens

Depois de alguns dias chuvosos na Polinésia Francesa, o sol brilhou no início desta semana para a abertura da Parau Parau Thaiti 2018.

Carla Lencastre
Nicole Bouteau, ministra do Turismo e dos Transportes Internacionais da Polinésia Francesa
Nicole Bouteau, ministra do Turismo e dos Transportes Internacionais da Polinésia Francesa
PAPEETE (TAITI) - Depois de alguns dias chuvosos na Polinésia Francesa, o sol brilhou no início desta semana para a abertura da Parau Parau Thaiti 2018. A PPT 2018 é a primeira feira da região voltada para os mercados emissores das Américas, da Austrália e da Nova Zelândia, que respondem por 50% dos visitantes internacionais no Taiti e nas outras ilhas.

O evento começou com discursos de boas-vindas de Paul Sloan, CEO do Tahiti Tourisme, e Maïlee Faugerat, presidente do Conselho de Administração do TT. Em seguida, Nicole Bouteau, ministra do Turismo e dos Transportes Internacionais da Polinésia Francesa, fez uma apresentação otimista.

A quantidade de turistas aumenta lentamente desde 2011, depois de quedas sucessivas na década anterior. Um dos objetivos da PPT 2018 é justamente acelerar esta curva ascendente. Entre janeiro e novembro de 2017, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o número de visitantes internacionais de Américas, Austrália e Nova Zelândia cresceu 3,5%. No total, foram 184 mil visitantes entre janeiro e novembro de 2017. Entre os anos 200 e 2001, o número chegou a 260 mil. Em média o turista fica 13 noites na Polinésia Francesa, seja em hospedagens terrestres ou marítimas.

O mercado emissor americano continua sendo o mais estável e importante. Dois novos voos devem partir de São Francisco ainda este ano, oferecendo uma alternativa às rotas de Los Angeles da Air France e da Air Tahiti Nui. Há a expectativa de mais assentos também a partir do Havaí e de Auckland, na Nova Zelândia, para Papeete, capital do Taiti e porta de entrada para as outras ilhas da Polinésia Francesa. A Nova Zelândia, o quinto maior mercado, teve um crescimento de 32,6% de janeiro a novembro de 2017 em relação ao mesmo período de 2016.

A Air Thaiti Nui, empresa de aviação local, deve substituir ainda este ano seu Airbus 340-300 pelo moderno Dreamliner, o que tornará mais confortável o voo de oito horas desde Los Angeles. Na capital, Papeete, está sendo planejado um novo terminal de passageiros. Em 2018, 24 quatros diferentes companhias de navios de cruzeiro vão navegar na Polinésia Francesa, num total de 1.100 escalas. Esta é uma área que está crescendo.

No mercado emissor brasileiro a tendência é de alta. De janeiro a novembro de 2017 o número de visitantes aumentou 28,1% em relação ao mesmo período de 2016.

“Começamos a representar o Tahiti Tourisme há três anos”, conta Caroline Putnoki, que assumiu a direção da Atout France no final de 2017. “Este crescimento já é resultado do nosso trabalho de reposicionamento da marca, que estava envelhecida. Mas ainda há muito a ser feito. O turismo nas ilhas caiu muito porque a concorrência aumentou e infraestrutura hoteleira local está gasta. Um dos nossos maiores desafios é convencer os operadores a irem além de Bora Bora e Moorea. Há muitas boas novidades em outras ilhas."

Carla Lencastre
Guilherme Campos (Flot), Herika Pritsch (Kangaroo), Caroline Putnoki (Atout France), Eby Piaskowy (Queensberry) e Cristina Vernengo (Piamonte)
Guilherme Campos (Flot), Herika Pritsch (Kangaroo), Caroline Putnoki (Atout France), Eby Piaskowy (Queensberry) e Cristina Vernengo (Piamonte)
Ao final da PPT2018, os operadores da América do Sul farão um pós-tour pelas ilhas de Raiatea e Taha’a. Antes de a feira começar, eles estiveram em Bora Bora, onde conferiram a principal novidade hoteleira da ilha: o contemporâneo e elegante Conrad Bora Bora Nui, inaugurado ano passado no local do antigo Hilton, com vistas panorâmicas incríveis.

Esta primeira edição da PPT conta com cerca de 50 expositores e 40 operadores de oito diferentes países. A delegação da América do Sul, liderada por Caroline Putnoki, da Atout France, reúne cinco compradores: Eby Piaskowy, diretora de marketing da Queensberry; Guilherme Campos, gerente de produtos da Flot; Herika Pritsch, consultora da Kangaroo, os três baseados em São Paulo; Cristina Vernengo, gerente de exóticos da Piamonte, de Buenos Aires; Victoria Berry Ibánez, gerente exóticos da Latam Travel, baseada em Santiago, e Samy Bessudo, presidente da Aviatur, baseado em Bogotá.

Por Carla Lencastre

O Portal PANROTAS viajou a convite da Atout France com proteção GTA

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias