Movida

Biaphra Galeno   |   14/08/2012 00:02

ABNT lança em SP norma de gestão para eventos

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou ontem (segunda-feira, dia 13) em São Paulo sua norma de gestão sustentável para Eventos. A “ABNT NBR 20121:2012” visa orientar, em âmbito nacional, as empresas que desejam realizar eventos de todos os portes.

PANROTAS / Emerson Souza
Na home e aqui, o presidente do Instituto Brasileiro de Eventos (Ibev) e um dos elaboradores da ISO 20121, Daniel Costa
Na home e aqui, o presidente do Instituto Brasileiro de Eventos (Ibev) e um dos elaboradores da ISO 20121, Daniel Costa
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou ontem (segunda-feira, dia 13) em São Paulo sua norma de gestão sustentável para Eventos. A “ABNT NBR 20121:2012” visa orientar, em âmbito nacional, as empresas que desejam realizar eventos de todos os portes, sempre com o foco nos pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico.

De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Eventos (Ibev), Daniel Costa, que participou da elaboração do texto, a normatização não foi concebida como uma barreira comercial, nem para alterar obrigações legais de uma empresa ou organização, tampouco é um check list, com itens a serem seguidos. “Quando usamos o termo ‘sustentabilidade’, temos de observar sempre uma comparação: ‘Isto é mais sustentável do que aquilo’”, explicou Costa.

Para ele, um conjunto de medidas é que tornam um evento mais sustentável do que outro. “Neste caso, a concepção tem de ser adotada por toda a empresa, não somente pelas pessoas envolvidas no evento.”

O diretor de Relações Externas da ABNT, Carlos Amorim Júnior, disse que houve cooperação de entidades, como Academia Brasileira de Eventos e Turismo (Abevt), ABIH, Braztoa e Ubrafe, entre outras. “Nós somos especialistas em normas, não nos setores. Desta forma, a elaboração participativa teve um peso fundamental”, disse Amorim Júnior, que continuou: “Sustentabilidade começa no projeto, seja qual ele for. E a norma vai contribuir para este feito”.

A titular da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella, esteve presente no lançamento e disse que um evento sustentável é um evento acessível a todos. “Não é a norma que garantirá a sustentabilidade, e sim a atitude das pessoas”, disse a secretária, que concluiu: “O novo nome do desenvolvimento é sustentabilidade.”

HISTÓRICO
A ISO 20121 tem em suas origens a norma 8901, da BSI (British Standard Institution), elaborada em 2007, além de uma série de outros textos de entidades diversas, tais como WWF. Após um trabalho de dois anos e meio, realizado também com a contribuição de 35 países, além de diversas reuniões, a norma está concluída e pode ser vista no catálogo da ABNT aqui.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias