Movida

Rhaiane Sodré   |   18/06/2012 12:45

Atividades turísticas são discutidas na Rio+20

Ações sutentáveis em diferentes atividades do turismo estão sendo debatidas durante a Rio+20. Na manhã de hoje, no Windsor Barra, no Rio de Janeiro, aconteceu o painel com o tema Turismo para Economia Verde

PANROTAS / Emerson Souza
Ações sutentáveis em diferentes atividades do turismo estão sendo debatidas durante a Rio+20. Na manhã de hoje, no hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, aconteceu o painel com o tema Turismo para Economia Verde de Amanhã, organizado pela WTTC e a Global Compact das Nações Unidas.

A ideia foi compratilhar perspectivas de sustentabilidade na indústria de viagens e turismo em todos os níveis. Considerado um grande empregador mundial, a indústria de transporte aéreo, ao contrário de outros meios de transporte, paga por uma grande maioria dos custos de infraestruturas próprias (terminais do aeroporto e controle de tráfego aéreo), ao invés de ser financiada por meio de taxações e investimentos públicos ou subsídio.

"O setor aéreo contribui com a sustentabilidade por facilitar o turismo e comércio, que gera crescimento econômico, cria postos de trabalho, melhora os padrões de vida, alivia a pobreza e aumenta a receita de impostos", ressaltou Paul Steele (foto), da Air Transport Action Group.

Como metas climáticas, a aviação melhorará a eficiência de combustíveis da frota de 1,5% por ano. A partir do próximo ano, as emissões líquidas de carbono provenientes da aviação será limitada pelo crescimento da neutralização de carbono. Em 2050, as emissões serão metade do que eram em 2005.

Representado pela diretora global de Projetos de Sustentabilidade do Sabre, Leilani Latimer, o Sabre apresentou a recente adesão ao Projeto Icarus da GBTA (Global Business Travel Association), para reconhecer e premiar programas de sustentabilidade no segmento de viajes corporativas – o conselho inclui empresas, fornecedores de viagens (agências, hotéis, companhias aéreas) e acadêmicos.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias