Da Redação   |   14/11/2014 08:11

CNTur apoia RJ como capital gastronômica ibero-americana

A Confederação Nacional do Turismo (CNTur) apoiará, junto a Academia Brasileira de Gastronomia, a candidatura da cidade do Rio de Janeiro ao título de Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica 2016. A cidade maravilhosa concorre com a cidade espanhola de Mérida em eleição que será realizada no

A Confederação Nacional do Turismo (CNTur) apoiará, junto à Academia Brasileira de Gastronomia, a candidatura da cidade do Rio de Janeiro ao título de Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica 2016. A Cidade Maravilhosa concorre com o município espanhol de Mérida em eleição que será realizada no próximo sábado, dia 15 de novembro, pela Assembleia Geral da Academia Ibero-Americana de Gastronomia, em Córdoba, na Espanha.

Segundo o diretor executivo da Confederação Nacional do Turismo em São Paulo, Enio Miranda, que representará a defesa do Rio no encontro, o título estimulará o desenvolvimento do setor gastronômico na cidade e o intercâmbio turístico e cultural entre os países ibero-americanos, trazendo atividades e eventos durante todo o ano para o Rio de Janeiro.

Neste ano, a cidade espanhola de Córdoba recebeu o título e prevê, até dezembro, o incremento de 40% na receita em turismo gastronômico e de eventos. Em 2015 o título será passado para o Estado mexicano de Guanajuato, que já tem mais de 85 eventos gastronômicos da cultura ibero-americana planejados para o próximo ano. A Academia Ibero-Americana de Gastronomia tem como membros Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal e República Dominicana, além de Estados do leste dos Estados Unidos e da Academia Regional da Andaluzia.

Tópicos relacionados