Danilo Teixeira Alves   |   15/10/2014 17:06

Consumidores veem vantagens em compra via agências

Uma pesquisa encomendada pela Addiin Viagens revelou que o brasileiro já incorporou ao seu orçamento uma reserva financeira destinada ao lazer e a viagens.

Uma pesquisa encomendada pela Addin Viagens revelou que o brasileiro já incorporou ao seu orçamento uma reserva financeira destinada ao lazer e a viagens. No entanto, segundo apurado pelo estudo e confirmado pelo diretor da rede de franquias, Carlos Eduardo Bueno, há um grande potencial cultural e econômico a ser desenvolvido com apresentação de novos destinos e vivência no Exterior.

De acordo com o levantamento, 98,5% dos respondentes realizam viagens nacionais uma vez ou mais ao ano. Já as viagens internacionais são menos usuais. Embora 63% dos entrevistados já tenham viajado ao Exterior, a frequência ainda é baixa. Aproximadamente 34% das mulheres e 41% dos homens nunca saíram do País, enquanto 31% das mulheres e 28% dos homens viajam menos de uma vez ao ano para fora do Brasil.

Outro ponto relevante é a imagem positiva das agências de turismo junto ao público consumidor. Cerca de 80% dos entrevistados concordam que a agência é uma facilitadora de serviços nos processos de planejamento e compra de viagem. Já 60% acreditam que os serviços contratados por agências são mais vantajosos do que os adquiridos em compras independentes.

O estudo também revelou que há grande procura por compra de passagens pela internet, pois os consumidores associam as agências de turismo a compras de pacotes de viagens e não apenas aos serviços individuais. De acordo com os dados coletados, 45% dos entrevistados buscam estes serviços pontuais em sites variados e 46,5% optam pela compra de pacotes completos com os consultores e agências de viagens.

“Precisamos trazer este consumidor para a loja física e apresentar a consultoria do serviço que uma agência pode oferecer. Agregar valor ao produto, sem necessariamente ser mais caro. A venda de serviços pontuais como passagens, hospedagem, locação de carros e ingressos de entretenimento pode ser o primeiro passo para a fidelização e vendas posteriores de serviços com maior valor”, conclui Carlos Eduardo Bueno.

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