Rodrigo Vieira   |   31/03/2015 23:01

Mostra Viajar, em maio, é nova feira de turismo

O Pavilhão das Culturas Brasileiras do Parque Ibirapuera, em São Paulo, receberá entre os dias 29 e 31 de maio a primeira edição da Mostra Viajar.

O Pavilhão das Culturas Brasileiras do Parque Ibirapuera, em São Paulo, receberá entre os dias 29 e 31 de maio a primeira edição da Mostra Viajar. O evento, organizado pela Promo Inteligência Turística em parceria com o Ministério do Turismo e a Abav (a Promo organiza a Feira da Abav), tem a missão de despertar no público final o desejo de consumir o produto turístico por meio de experiências sobre cada destino expositor. São esperados 20 mil visitantes e a entrada custará R$ 15 por pessoa, com desconto para casais e famílias.

“A proposta é difundir a cultura de viagem e promover a busca pela experiência do consumidor, isto é, fazer com que ele sinta os destinos antes de conhecê-los”, explica a presidente da Promo, Gisele Lima. “Queremos fugir dos formatos tradicionais trazendo experiências sensoriais nas exposições para que o viajante em potencial sinta o máximo do destino, mas sem o corpo presente. As pessoas sairão da mostra loucas para viajar.”

O ex-executivo da Trend e da CVC, Vitor Bauab, que faz consultoria para a Mostra Viajar, reforçou a importância do evento. “O turismo brasileiro tem 34 grandes eventos no ano, dos quais nenhum é voltado ao consumidor, todos de mercado.” A última tentativa de atender o público final foi da Abav, que decidiu focar apenas no trade este ano.

Entre os expositores já confirmados estão a GVA, com Mônaco, Dinamarca, Noruega, Ilhas Seychelles, Barbados e Arizona, além de Peru, México, Minas Gerais, Foz do Iguaçu, Santa Catarina, Distrito Federal, Travel Ace, Maranhão, CVC, Ambiental, Pés no Ar, Movida Rent a Car e MTur.

ABAV
Após anunciar o fim da presença do público final para a Feira da Abav deste ano, em setembro, no Anhembi, a Associação Brasileira das Agências de Viagens assumiu o papel de levar suas afiliadas à Mostra Viajar. Serão entre 30 e 50 agências prontas para comercializar pacotes dos visitantes do evento.

“Aberta essa lacuna deixada entre nossa expo do ano passado e essa, vimos na mostra uma ótima oportunidade de aproximar o consumidor final do agente de viagens, mostrando que esse é o melhor canal de vendas do mercado”, avalia Antonio Azevedo, presidente da Abav Nacional. “A escolha dessas agências será por ordem de inscrição e as notificaremos quando as mesmas estiverem abertas. Após enviada, a solicitação será analisada para aprovação.”

MINISTÉRIO DO TURISMO
O MTur resolveu extinguir o Salão do Turismo, que também era voltado ao consumidor final, e agora aposta suas fichas na Mostra Viajar. “Há 60 milhões de potenciais viajantes pelo Brasil afora e são eles quem queremos atingir com nossa participação no evento”, afirma a diretora de Marketing do Ministério, Luciana Fernandes.

Para atingi-los, o espaço do MTur contará com um cinema 360º multissensorial com o melhor dos destinos brasileiros. Tudo para reforçar a intenção de despertar o interesse do visitante em viajar. “Hoje o nosso produto compete com outros bens de consumo, como eletrônicos, por exemplo. Queremos mostrar que viajar é uma experiência inestimável”, explica Luciana. “Outro papel do MTur nessa feira é desmistificar a imagem de que viajar é para quem tem muito dinheiro. Vamos tirar o medo do consumidor de viajar”, completa.

CARAS E SBT
Uma das estratégias da Promo e do MTur para atrair o cliente final é investir na imagem de celebridades. “Fizemos parceria com a Caras e com o SBT para trazer campanhas com famosos pelo Brasil”, conta Gisele. “O apelo das celebridades é fundamental na promoção de qualquer produto, e o turismo está totalmente ligado a isso.”

Tópicos relacionados