Patrícia Thomas e Viviânne Martins, da ABGev, entregam placa ao vice-presidente do NBTA, Zane Kerby
Terminou há pouco em um dos salões do hotel Grand Hyatt, na capital paulista, o tradicional almoço do primeiro dia do Lactte. Em discurso, a presidente da ABGev, Viviânne Martins, referiu-se ao evento como o principal do setor de viagens de negócios na América Latina e fez um desabafo: "embora os gastos com viagens cheguem a ser o segundo maior de grande parte das empresas, muitas delas ainda não valorizam os gestores de viagens corporativas". Viviânne aproveitou a ocasião para homenagear com uma placa o vice-presidente do NBTA, Zane Kerby, "o anjo da guarda do Lactte".
Na sequência, o presidente do NBTA, Craig Banikowski, falou sobre a parceria entre a ABGev e a entidade que preside. "Estamos muito contentes com a parceria com a ABGev, que já há alguns anos leva conhecimento aos profissionais do setor", afirmou Banikowski.
Patrocinadora do almoço, a Gol foi representada pelo diretor comercial Eduardo Bernardes. "Em 2009 eu tive, aqui neste mesmo palco, a difícil missão de dizer que teríamos um bom ano pela frente, o que acabou acontecendo graças ao esforço da indústria e à capacitação dos profissionais. Falar de 2010 é fácil: o Brasil é a bola da vez", disse.
Por fim, o economista chefe do Santander Asset Management, Hugo Penteado, fez uma palestra sobre a atual situiação econômica do Brasil e do mundo e as perspectivas para o curto e médio prazo. Na avaliação de Penteado, a economia externa apresenta recuperação frágil em relação à crise financeira mundial. No Brasil, "que pela primeira vez respondeu positivamente a uma crise internacional", segundo o economista, as perspectivas são boas. "A situação brasileira é diferente da mundial porque o País depende das famílias e de empresas sediadas ou instaladas aqui", disse Penteado.