Maria Izabel Reigada   |   18/05/2012 11:51

WTTC: turismo crescerá 5% ao ano no Brasil na década

PLAYA DEL CARMEN – Além da análise do turismo mundial, o World Travel & Tourism Council (WTTC) aproveita a realização da primeira conferência nas Américas para apresentar os recortes regionais das pesquisas

PLAYA DEL CARMEN – Além da análise do turismo mundial, o World Travel & Tourism Council (WTTC) aproveita a realização da primeira conferência nas Américas para apresentar os recortes regionais das pesquisas. O Brasil, que mereceu destaque na apresentação realizada pelo presidente do WTTC, David Scowsill, ontem (quinta-feira, dia 17), tem 7,6 milhões de empregos (diretos, indiretos e induzidos) no turismo, segundo o estudo.

A pesquisa mostra ainda que em 2011 as viagens e turismo responderam por US$ 213 bilhões no País, com contribuição direta no PIB duas vezes maior que o setor automotivo. O estudo, que compara o turismo a outros setores econômicos, ressalta que enquanto as viagens e o turismo respondem por 8,6% do PIB brasileiro, a indústria química, por exemplo, representa 7% e a mineração, 6,7%.

O WTTC projeta para o setor de viagens e turismo brasileiro crescimento médio de 5% ao ano na próxima década. No ano passado, o turismo totalizou US$ 7 bilhões nas exportações brasileiras, respondendo por 19% do total de exportações do setor de serviços e 2,4% do total das exportações brasileiras, segundo o WTTC. Em março, o presidente do WTTC apresentou prévia desse estudo no Fórum PANROTAS – Tendências do Turismo.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite do Conselho de Promoção Turística do México e do WTTC

Tópicos relacionados