Felipe Niemeyer   |   23/06/2009 15:57

Ministro Barretto recebe título de Cidadão Carioca

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, recebeu hoje o titulo de Cidadão Carioca.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, recebeu hoje o titulo de Cidadão Carioca, concedido pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. A indicação para a outorga do título foi feita pela vereadora Rosa Fernandes. A cerimônia em uma bela manhã no Pão de Açúcar, tendo a Baía de Guanabara ao fundo, reuniu as principais autoridades do trade fluminense, e marcou também a inauguração da Linha 2 dos Bondinhos, que foram trocados por novas composições.

Na ocasião, o ministro destacou a importância do Rio de Janeiro para o turismo brasileiro e disse que considera a homenagem não apenas ao ministro, mas ao Turismo do País, referindo-se ao trade e ao trabalho do Ministério do Turismo. “O Rio é de extrema importância para o turismo brasileiro. Mais de 30% dos turistas que chegam ao Brasil passam pelo Estado”, disse.

Segundo Barretto, o Rio inicia uma fase de alto astral, com realização da Copa e de uma possível Olimpíada, e recebendo uma série de investimentos de estruturação e qualificação do produto sendo feitos em parceria pelos três níveis do governo. “O Rio se prepara para um salto de qualidade em relação ao turismo e os três níveis de governo enxergam o setor como vocação natural do Estado”, acrescentou. “Essa homenagem é uma honra e significará vir ainda mais para o Rio por prazer”, finalizou.

A secretária Márcia Lins disse que, com o reconhecimento do ministro (que é paulista) como autêntico cidadão carioca, o governo Lula passa a contar com seis ministros cariocas. “O ministro Barretto sempre teve uma relação próxima com o Rio de Janeiro e tem trazido bons momentos para o turismo carioca. Essa relação faz a diferença e tem possibilitado que grandes projetos estruturantes saiam do papel”, afirmou Márcia. De acordo com o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, o Estado recebeu R$ 5,3 milhões em investimentos nos últimos três anos e a cidade do Rio, R$ 90 milhões em 2008 em infraestrutura e qualificação.

Tópicos relacionados