Movida

Karina Cedeño   |   23/09/2016 11:10

Confira cinco erros que um estagiário não pode repetir

É normal que quem esteja começando em uma profissão cometa erros no início da jornada, mas é bom ficar atento para não cometer o mesmo deslize diversas vezes. Para evitar que isso aconteça, confira cinco falhas que um estagiário não dev



É normal que quem esteja começando em uma profissão cometa erros no início da jornada, mas é bom ficar atento para não cometer o mesmo deslize várias vezes. Para evitar que isso aconteça, confira cinco falhas que um estagiário não deve cometer mais de uma vez, listadas pelo Portal Exame:

Perguntar demais
Para o diretor da Companhia de Estágios, Tiago Mavichian, fazer questionamentos em excesso pode ser um sinal de insegurança, além de falta de atenção. “É um comportamento natural nas primeiras semanas, quando o jovem ainda está chegando, mas depois é necessário que haja uma mudança de comportamento”, afirma o especialista. Nessas horas, o melhor a fazer é tomar notas dos conceitos que foram aprendidos, para não esquecer.

Perguntar de menos
O oposto do item acima também é prejudicial: não tirar dúvidas por medo de parecer incompetente pode significar falta de curiosidade, item indispensável para o estagiário. “Antes de colocar a mão na massa, faça perguntas e tire todas as suas dúvidas. Isso evitará falhas na hora da execução, além de mostrar que você está interessado em fazer um bom trabalho”, orienta Mavichian.

Esconder suas dificuldades - e falhar depois
Deixar de entregar uma tarefa porque encontrou dificuldades na hora de realizá-la não é desculpa. “Nessas horas, avise seu gestor, peça ajuda e não tenha timidez para negociar um prazo que você acredita ser incapaz de cumprir”, sugere a consultora da Cia de Talentos, Viviane Camerlingo. Segundo ela, uma das principais queixas de gestores está relacionada a estagiários que atrasam ou simplesmente não entregam uma determinada tarefa, com a desculpa de que “não deu tempo de fazer”.

Mentir
Nem é preciso falar muito: mentiras nunca foram bem vistas, principalmente dentro das empresas. “Mesmo que você falte com a verdade por medo de expor uma fragilidade, isto é, por pura insegurança, o seu caráter ficará sob suspeita. Quem é pego numa situação assim dificilmente tem uma segunda chance”, lembra Viviane.

Mostrar-se desinteressado
Chegar no horário, entregar tarefas no prazo e se engajar em projetos que vão além do básico são apenas algumas das atitudes que devem ser tomadas pelo estagiário se quiser ser efetivado. "Ser ‘só o estagiário’ não é desculpa para não fazer bem feito ou furar prazos”, afirma Mavichian.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias