Bruna Murback   |   13/02/2017 20:02

Skal enfatiza contribuição para o Turismo; veja o artigo

O presidente do SKAL, Aristides de La Plata Cury, fala sobre a importância da organização para o setor de Turismo e viagens, confira na íntegra o artigo exclusivo para o Portal PANROTAS

Jhonatan Soares
O presidente da SKAL São Paulo, Aristides de La Plata, e Guillermo Alcorta, presidente da PANROTAS
O presidente da SKAL São Paulo, Aristides de La Plata, e Guillermo Alcorta, presidente da PANROTAS
Com sede na Espanha, a Skal é uma associação internacional de profissionais de Turismo que tem como objetivo promover o turismo local, nacional e mundial, através do relacionamento.

Os “Skalegas”, como são chamados os membros do grupo, são originários da França. Tudo começou em 1918, quando um grupo de amigos franceses de Paris, tendo como companheiro o agente de viagens Florimond Volkert, decidiriam fazer uma viagem para fugir das atrocidades da guerra.

Em meio à essa jornada, descobriram o prazer da amizade em viagens daquele tipo, onde o único objetivo era o lazer. Falar sobre trabalho ou negócios era proibido, e foi assim que surgiu a ideia de cooperação entre profissionais de turismo, o que mais tarde, resultou no nascimento do primeiro Skal, na cidade de Paris. Em 1934, o Skal adquiriu status internacional, com a formação da Associação Internacional dos Skal Clubes – a AISC.

Veja abaixo, em primeira mão, o artigo exclusivo do presidente do Skal Internacional São Paulo, Aristides de La Plata Cury, para o Portal PANROTAS, sobre a confiança que a Skal representa no setor do Turismo. É enfatizada, principalmente, a série de encontros recentes promovida no contexto de grandes acontecimentos, como a conferência para o clima Rio + 20, em 2012, e as eleições para prefeito em São Paulo.

SKAL: UMA VOZ DE CONFIANÇA NO SETOR DE VIAGENS E TURISMO

As redes sociais ocupam papel importante na vida das pessoas, seja em esfera profissional, seja pessoal. Poderíamos pensar que esse tipo de network seria exclusivo do século XXI. Muito antes da era da internet, há mais de 80 anos, na França, surgiu uma rede de relações de profissionais do turismo, o Skål. Hoje, possui 16.613 membros, em 87 países, totalizando 400 clubes, um deles na cidade de São Paulo, desde 1955.

A cada encontro, os Skålegas, executivos e empresários dos mais diversos ramos do turismo brindam o acróstico sueco SKÅL como saudação, sendo Sundhet (Saúde); Kårlek (Amizade); Ålder (Vida longa) e Lycka (Felicidade), um clima de confraternização que justifica o slogan quase secular, “fazendo negócios entre amigos”.

Atualmente, encontra-se em vigor a visão mundial de “Ser uma voz de confiança do setor de viagens e turismo”, que tem orientado ações em todos os Clubes, a se valer da sinergia entre seus membros de todos os segmentos turísticos, com vistas a melhorar a condição do Turismo nos respectivos territórios.

Em 2012, durante a Rio +20, em paralelo à Conferência da ONU, houve uma série de encontros empresariais, tendo por objetivo elencar melhores práticas de sustentabilidade. As do Turismo foram elaboradas pelo Skål, a partir da priorização obtida pelos clubes do mundo todo. 17 boas práticas foram expostas por Walter Teixeira, então presidente do Skål Internacional São Paulo, que recentemente deu dois exemplos de buscar aquela visão.

Em 2016, aliado à ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, presidida pelo hoteleiro Latif Abrão Jr., o Skål São Paulo realizou encontros com candidatos à prefeitura de São Paulo, quando foi elaborado, sob coordenação de Sergio Junqueira, Skalega e membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, um documento “Premissas do Setor de Turismo e Eventos de São Paulo”, com a participação de dez entidades do setor, que resultou em dez perguntas feitas a cada candidato que aceitou o convite. João Doria Jr. foi um deles. Encontra-se programada ação semelhante na eleição para governador.

O segundo, em aliança com o Conselho de Gestão de Turismo da Cidade de São Paulo, criado este ano e presidido pelo empresário Marcos Arbaitman, foi a campanha “SP Cidade Linda é Mais Turismo", de apoio ao programa municipal de zeladoria que lhe dá nome, criada pelas empresas parceiras do Skål São Paulo, Gorilla Comunicação e Amigo Comunicação Integrada.

Foram mobilizadas 26 entidades, cujos dirigentes e representantes de respectivos associados, mais de 200 pessoas, juntaram-se à multidão local, em torno do agora prefeito João Dória, no Mutirão de Limpeza realizado dia 11 de fevereiro, na Praça da República, região emblemática do turismo paulistano.

Um grupo expressivo de líderes permanecerá engajado, acompanhando a continuidade do programa, tanto a evolução geográfica ao longo do tempo, quanto seus desdobramentos, da parceria público-privada essencial ao desenvolvimento turístico.

Enfim, harmonizando valores tradicionais e ferramentas modernas, alternando ações compromissadas e outras mais descontraídas, o Skål São Paulo prossegue sua missão de realizar encontros, exclusivos para Skålegas ou abertos a convidados. O próximo será na quadra de uma escola de samba.

*Aristides de La Plata Cury é conferencista, consultor de turismo e presidente do Skål Internacional São Paulo

Tópicos relacionados