Movida

Rodrigo Vieira   |   17/10/2017 18:00

Pérol deixa Atout France; conheça o destino do empresário

Francês tem quase 30 anos à frente do cargo e relacionamento estreito com o mercado brasileiro


Emerson Souza
Jean-Philippe Pérol entre Guillermo e Guilherme Alcorta durante visita à PANROTAS
Jean-Philippe Pérol entre Guillermo e Guilherme Alcorta durante visita à PANROTAS
Jean-Philippe Pérol está vivendo seus últimos dias como diretor do Turismo da França, o Atout France, para as Américas. Ele se aposenta do cargo e leva seus mais de 40 anos de experiência profissional à Amazônia, onde se dedicará às áreas de cruzeiros fluviais e Turismo sustentável, cenário no qual a embarcação Belle Amazon, operada exclusivamente pela Turismo Consciente, é protagonista. Um novo nome para dirigir a Atout France nas Américas está prestes a ser anunciado, mas por ora nada oficial.

A proposta da nova empreitada de Pérol é, de maneira sustentável, ampliar o Turismo receptivo na Amazônia. O Belle Amazon se dispõe a oferecer um produto exclusivo em que os roteiros sejam voltados às comunidades locais, para que o turista viva as experiências autênticas de uma região tão mítica. Nada de pescaria, nem de proposta artificial. A embarcação se preza em dar infraestrutura, privacidade, serviço e conforto, e a natureza e a cultura locais se encarregam do resto. Atualmente, o Belle Amazon atua em Alter do Chão (PA), mas não só os destinos trabalhados devem aumentar, como também outros produtos devem fazer parceria na nova empreitada de Pérol.

Emerson Souza
Entre cargos como diretor geral, diretor América Latina e diretor Américas, Pérol viveu quase 30 anos de Atout France
Entre cargos como diretor geral, diretor América Latina e diretor Américas, Pérol viveu quase 30 anos de Atout France
"Luxo hoje não é apenas ligado à sofisticação, a itens suntuosos. Valorizo mais um luxo de experiência, em que não é necessário pagar um valor tão alto para viver algo inesquecível, e é exatamente isso o que o Belle Amazon oferece ao desenvolver identidade sustentável, que viva o local e ajude as comunidades. A proposta é mesmo explorar um turismo selvagem, sem muitos habitantes", explica Jean-Philippe Pérol, agora ex-diretor da Atout France para as Américas. "Não atuaremos apenas em Alter do Chão, mas também atingiremos Acre, Manaus e Ilha do Marajó."

Em relação à concorrência com vizinhos como Peru, que já tem consolidado esse tipo de cruzeiros fluviais em seu lado da Amazônia, Pérol garante que nada bate o que temos no Brasil, mas reconhece a necessidade de desenvolvimento. "O Rio Negro, por onde nossos roteiros se baseiam, é o mais agradável para se navegar. Primeiro porque tem as paisagens mais bonitas, depois porque tem água mais transparente, praias maravilhosas para se aproveitar e menos insetos", conta o brasileiríssimo francês.

Divulgação
Roteiros do Belle Amazon são baseados no Rio Negro
Roteiros do Belle Amazon são baseados no Rio Negro

Hoje o Belle Amazon é mais vendido no Brasil do que no Exterior, e um dos esforços de Pérol mira exatamente o mercado internacional, já que o empresário soma passagens por vários cantos do globo em sua trajetória. "Temos ligação com operadores na Europa e nos Estados Unidos e pretendemos vender muito lá fora, principalmente após o estudo de outros produtos com os quais queremos fechar parceria", afirma. "Demanda existe, e não é pouca. O desafio será criar um canal que ligue o produto ao passageiro, com prioridade ao trade turístico."

Com 30 metros de comprimento, o Belle Amazon tem nove suítes com ar condicionado, uma sala de jantar, um bar e quatro espaços comuns para os 18 passageiros aproveitarem o tempo e o cenário paradisíaco. A tripulação tem oito pessoas. "Tudo para promover um serviço exclusivo e dar privacidade aos diferentes tipos de passageiros." Neste segundo semestre, a embarcação havia programado pelo menos sete saídas.

A Cap Amazon, dirigida pelo filho de Pérol, Rene Pérol, faz a promoção da Turismo Consciente no Brasil e no Exterior.

TRAJETÓRIA
Emerson Souza
Pérol tem uma relação de longa data com o Brasil, "país onde se sente em casa e não tem a menor pretensão de sair". Já atuou no Marketing da Air France no Rio de Janeiro e em Manaus na década de 1970, na CWT na década de 1980, e já teve até agência de viagens no mercado brasileiro. Voltou à França, onde atuou como presidente de entidade similar à Abav Nacional no país europeu, cargo que o colocou no Conselho do Atout France.

Logo foi nomeado diretor de Marketing do órgão de promoção francês e, em 1991 voltou ao Brasil, como diretor da Atout France para América Latina. Cerca de cinco anos depois foi dirigi-lo na Alemanha antes de assumir a cadeira de diretor global, em 1998. Por motivos pessoais, foi morar em Nova York, onde ficou por nove anos como diretor das Américas, posição que manteve até outubro de 2017, mesmo tendo voltado ao Brasil em 2011.

ATOUT FRANCE
O Turismo da França está em seu melhor momento no Brasil em todos os tempos. Não só recuperou-se da crise vivida nos dois últimos anos, em que soma duras quedas, como fechará 2017 com alta de aproximadamente 30%. "Será o maior ano em termos de receptivo brasileiro na França. O destino todo vive um excelente momento, recuperado dos ocorridos em Paris e Nice. Nosso principal concorrente são os Estados Unidos, pois nenhum outro país tem oferta tão completa em termos de destino turístico. Além de tudo, o novo primeiro ministro colocou o Turismo em pauta oficial, pela primeira vez reunindo ministros e governadores para falar especificamente sobre o assunto."

Para Pérol, seu maior legado frente ao Turismo da França nas Américas foi priorizar todos os elos da cadeia turística. "Estivemos sempre junto do mercado, pois o núcleo da nossa atividade é o trade. Nunca abandonamos nossos parceiros em todos esses anos de atividade."

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