Movida

Marcos Martins   |   05/12/2017 14:32

Corte dos EUA autoriza início de veto a seis países

A Suprema Corte dos Estados Unidos ordenou hoje o pleno vigor para as ordens executivas que restringem a entrada no território norte-americano de cidadãos do Irã, Líbia, Síria, Iêmen, Somália e Chade no país.

Wikocommons/Michael Vadon
Donald Trump enfrenta oposição nos tribunais
Donald Trump enfrenta oposição nos tribunais
A Suprema Corte dos Estados Unidos ordenou hoje o pleno vigor para as ordens executivas que restringem a entrada no território norte-americano de cidadãos do Irã, Líbia, Síria, Iêmen, Somália e Chade no país, de acordo com informações da Agência Brasil.

Por sete votos favoráveis e dois contrários, a Corte suspendeu decisões de duas instâncias judiciais inferiores que limitavam a abrangência da regra para alguns tipos de parentesco dos viajantes com pessoas residentes no território norte-americano.

A decisão foi tomada após um pedido da administração de Donald Trump e, desde então, virou alvo de disputas na justiça entre o governo e entidades que lutam pelo direito dos imigrantes. A defesa da suspensão das ordens é feita com o argumento de que o veto aos países, de maioria muçulmana, trata-se de uma discriminação religiosa, ferindo um dos fundamentos constitucionais dos Estados Unidos.

Emitida em janeiro, a primeira ordem também incluía cidadãos do Iraque. Ela foi retirada e uma nova versão foi reescrita após duas derrotas de Trump em tribunais. Em outras ordens executivas, o presidente também proibiu a entrada de cidadãos da Coreia do Norte e de autoridades da Venezuela, mas não houve suspensão dessas medidas por tribunais.


*Fonte: Agência Brasil

conteúdo original: http://bit.ly/2zNKJZR

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias