Artur Luiz Andrade   |   07/09/2011 19:30

Hotelaria é elo fraco em vendas on-line na AL

Enquanto as OTAs e as empresas aéreas, principalmente, lideram o movimento de vendas on-line de produtos de viagens, setores como a hotelaria, operadoras e locadoras de automóveis ainda engatinham nesse canal de comercialização

LAS VEGAS - Enquanto as OTAs e as empresas aéreas, principalmente, lideram o movimento de vendas on-line de produtos de viagens, setores como a hotelaria, operadoras e locadoras de automóveis ainda engatinham nesse canal de comercialização. Dados da Phocuswright, apresentados por Patricia Rasore, diretora para a América Latina, mostram que as empresas aéreas foram as principais responsáveis pela difusão e adoção da venda on-line na região: elas somam 41% das vendas totais diretas na região (cerca de US$ 24 bilhões dos US$ 58 bilhões da indústria em 2010) e 63% das vendas on-line da região.

Já a hotelaria, que tem o maior share do mercado, 44% de tudo o que se vende em viagens na região, tem uma penetração on-line de apenas 5%. Os motivos: apenas 11% dos hotéis da região têm afiliação a uma rede (contra 70% nos EUA e 25% na Europa), 80% são hotéis independentes e muitos se recusam a sair de sua zona de conforto e investir em novas plataformas e tecnologias.
Entre as OTAs na região, a Decolar/Despegar lidera com 31% de share, que deve cair para 24% em 2012, com o crescimento de players locais e a chegada de OTAs globais.

O desenvolvimento e a distribuição de tecnologia de viagens são considerados dois negócios promissores e de grandes oportunidades na indústria turística da América Latina. A difusão e adoção dessas tecnologias em grande escala significará um grande salto para o setor, segundo a Phocuswright.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da La Cumbre, The Venetian, United, Travel Ace e GTA, com apoio do Las Vegas CVA

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