Biaphra Galeno   |   21/10/2013 17:07

Para ABIH-RS, tarifas durante a Copa não serão abusivas

O presidente da ABIH-RS, José Reinaldo Ritter, diretores da entidade e empresários do setor decidiram divulgar uma nota a respeito do valor das diárias durante a Copa do Mundo no próximo ano.

O presidente da ABIH-RS, José Reinaldo Ritter, diretores da entidade e empresários do setor decidiram divulgar uma nota a respeito do valor das diárias durante a Copa do Mundo no próximo ano. “Há muita controvérsia sobre o assunto, então resolvemos tomar uma posição sobre a questão nesta nota”, disse Ritter. Confira abaixo o comunicado:

Manifesto sobre os valores das diárias no período da Copa

A ABIH-RS repudia declarações de que a hotelaria de Porto Alegre praticará preços abusivos durante a realização da Copa do Mundo em 2014.

A hotelaria, em boa parte de seus estabelecimentos, utiliza uma ferrramenta de gestão denominada comercialmente de Revenue Management, que baseia seus valores de vendas antecipadas pela evolução da demanda.

Esta ferramenta prega e permite a prática de preços variáveis, em função da ocupação prevista e, por isso, são praticados valores extremamente atraentes em reservas antecipadas e programadas.

Mesmo que alguma empresa, por sua conta e risco, possa vir a praticar preços abusivos, isso não pode ser imputado a toda a hotelaria de forma genérica e deformada, tentando mostrar os hotéis como vilões da hospitalidade.

A ABIH-RS recomenda aos hoteleiros que pratiquem a maximização da receita, de forma responsável e contributiva para o destino, pois, após a Copa, a imagem da cidade será muito beneficiada, gerando fluxo permanente e exposição oblíqua positiva que garantirá a manutenção da rentabilidade dos hotéis pela captação de novos clientes
.”

O governo federal criou recentemente um comitê para acompanhar os preços, tarifas e a qualidade dos serviços durante a realização da Copa. A instância será coordenada pela Casa Civil, da ministra Gleisi Hoffmann, e terá a primeira reunião técnica na quinta-feira, dia 24.

Tópicos relacionados