Fabíola Bemfeito   |   10/11/2013 09:00

Turismo de SP seleciona iguarias do Estado para degustação

A Secretaria de Turismo do Estado de SP vem selecionando, por meio do Festival Sabor de SP, pratos e quitutes a fim de constituir uma rota gastronômica paulista. O resultado pôde ser visto na Semana Mesa SP

A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, como contou o diretor da Tur SP, Orlando de Souza, vem selecionando pratos e quitutes por todo o Estado a fim de constituir uma rota gastronômica paulista por meio do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo (www.sabordesaopaulo.com.br). E o resultado disso pôde ser visto na Semana Mesa SP, que terminou sexta-feira na capital paulista.

Isso porque as melhores iguarias dos finalistas do festival foram trazidas pelos organizadores do evento (Senac e Revista Prazeres da Mesa) para serem apresentadas aos visitantes em uma grande sala do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro. Em fila, os participantes entravam e circulavam por dezenas de estações provando e conversando sobre as iguarias com os chefs e donos de restaurantes. Sinta o gostinho do que a nossa reportagem encontrou por lá.

MEDITERRÂNEO
Cassiana Brumati, do Mero Cozinha Mediterrânea, de Rio Claro, é chef há sete anos e não quer sair da cidade do interior paulista. Segundo ela, a ideia é estar sempre antenada, ao lado do sommelier Diego Foca, para reler as novidades dos grandes centros sem perder a essência do interior. Ela levou três pratos para serem degustados: bilu (mussarela de búfala empanada sobre ragu de cordeiro), salmão do chef (salmão grelhado com cogumelos no azeite e geleia de abacaxi sobre purê de mandioquinha) e a saladinha mediterrânea de miniarroz (saladinha de arroz Ruzene com cebola caramelizada, frutas secas, azeite especial e suco de cítricos). “Temos foco no Mediterrâneo com um toque brasileiro e pessoal”, ressalta Cassiana. Saiba mais em www.mero.com.br.

DÉCIMA GERAÇÃO
Na décima geração de uma família italiana originária de Veneza produtora de linguiça, a chef Patricia Polato comanda a Linguiçaria Real de Bragança, em Bragança Paulista, e garante que é uma tradição que a iguaria seja feita por mulheres. Além de produzir diversos tipos de linguiças gourmets para restaurantes de São Paulo, Patricia desenvolve e assina as receitas de embutidos. Outro sucesso da linguiçaria são os pães de linguiça, entre eles o pão de linguiça calabresa com toque de pimenta ou com toque de erva doce, para citar alguns. Tudo pode ser encontrado na própria sede da casa, um misto de fábrica, loja, empório e boteco, onde é possível degustar as iguarias locais. Patrícia também está à frente do Clube do Linguiceiro (www.charcutariabrasileira.com.br), segundo ela um lugar para troca, convívio e aprendizado. Orgulhosa de suas origens, foi à Itália e encontrou documentos de sua família que datam de 1763. Em breve, Patricia abre duas lojas e, em cinco anos, coloca a linguiçaria em sistema de franquias. Site: www.linguiçaria.com.br.

ARTE E GASTRONOMIA
No Bistrô Mar e Arte, Vinícius Ribeiro une gastronomia e arte na Ilhabela, litoral de São Paulo. Além de delícias como a banana recheada de pescado com camarão ao vapor do leite de coco, que ele serviu aos visitantes do Mesa SP, ele também tem uma galeria no restaurante, que apresenta arte caiçara e trabalhos de artistas locais e do Estado. O foco da cozinha são os frutos do mar e, em breve, sua ideia é abrir um restaurante com o mesmo conceito em São Paulo, ao lado da companheira e sócia, a artista plástica Natália Lima. A ideia é também, em um futuro próximo, dar aulas de culinária no próprio restaurante. Conheça mais em marearteilhabela.blogspot.com.br.

DEFUMADOS ALEMÃES
Como o nome alemão já remete, Rogerio e Eliana Feichtenberger comandam a Feichtenberger Defumados, instalada há 80 anos em Itapetininga, cidade localizada a cerca de 150 km de São Paulo. “Nossos produtos são artesanais com defumação natural”, conta Eliana – a casa já é comandada pela quarta geração da família. O pernil defumado fez sucesso durante o Mesa SP, assim como o tender, a paleta, a panceta e a bisteca de porco (kassler), outros pontos altos da casa, que produz cerca de 15 tipos de linguiças defumadas e 30 tipos de defumados. Site: www.defumadositape.com.br.

O EMPADÃO
O empadão de Jaú, do chef Cleber Henrique, que comanda a rotisserie dos supermercados Jaú Serve, em Jaú, no interior de São Paulo, foi eleito um dos melhores do Brasil pelo programa Mais Você, de Ana Maria Braga. Também ficou entre os finalistas do festival paulista, fazendo parte da rota gastronômica do Estado e, por isso, pôde ser degustado pelos visitantes da Semana Mesa SP. O sucesso maior é do que tem recheio cremoso de bacalhau e também as empadas. No futuro, Henrique sonha em montar uma cozinha inclusiva e também em fornecer suas receitas premiadas para restaurantes. Saiba mais em cleberh.blogspot.com.br e www.jauserve.com.br.

BAURU
Alexandre Vilela, chef do Nho Botequim, de São José do Rio Preto (SP), fez sucesso no Semana Mesa SP com seu bauru de linguiça caipira com relish de cebola roxa. O local e a iguaria já estiveram bem colocados em diversos prêmios, inclusive no Comida di Buteco, além do Festival Sabor de São Paulo. Saiba mais em www.facebook.com/nho.botequim.

Para ver as fotos dos chefs e produtos apresentados na área “O Melhor das Cidades” da Semana Mesa São Paulo, clique no ícone acima “+ fotos”.

Colaborou José Guilherme Alcorta

Tópicos relacionados