Henrique Santiago   |   12/07/2016 09:38

Após boicote, FBHA quer processar a Decolar.com

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, é o mais novo integrante dos insatisfeitos com a medida de aumento de comissionamento de até 22% da Decolar.com. Em entrevista ao Portal PANROTAS, ele revelou que pr


Emerson Souza
O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, é o mais novo integrante dos insatisfeitos com a medida de aumento de comissionamento de até 22% da Decolar.com.

Em entrevista ao Portal PANROTAS, ele revelou que pretende denunciar a agência de viagens on-line ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por abuso de poder econômico. O que pode barrar a decisão é uma reunião que acontecerá nesta quinta-feira (14), em Brasília, data que coincide com a cerimônia de posse de Vinicius Lummertz na Embratur.

Estarão envolvidas na discussão a Associação Brasileira da Indústria da Indústria de Hotéis (ABIH), a Decolar e a própria FBHA, representada por seu vice-presidente, Manoel Linhares. “Eles [a OTA] argumentaram com as entidades que a alta se deve aos custos”, disse. “Mas eles procuram aumentar essa margem para obter seu lucro”, complementou Sampaio.

Embora o encontro esteja marcado, o presidente da FBHA se diz desesperançoso com a busca de uma solução que beneficie ambos os lados. Com isso, o andamento ao processo ganharia mais forças.

ENTENDA A HISTÓRIA
Na última semana, a ABIH-RJ anunciou um boicote de uma semana à OTA. Intitulado "Semana do Blackout Decolar", o motim pelo aumento injustificável das já altas margens de comissionamento, informou a associação. A ação, que deve encerrar hoje, também é válida para a Expedia, pois a empresa investiu um aporte de US$ 270 milhões na Decolar.

Tópicos relacionados