Brunna Castro   |   01/02/2017 19:46

Novo golpe: hackers bloqueiam quartos e roubam hotel

Não são só as instituições governamentais ou meios de comunicação que vem sendo alvo de ataque de hackers. Um hotel localizado na Áustria teve o seu sistema invadido e, como consequência, cerca de uma dúzia de hóspedes fora

Divulgação
Hotel Romantik Seehotel Jaegerwirt, na Áustria
Hotel Romantik Seehotel Jaegerwirt, na Áustria
Não são só as instituições governamentais ou meios de comunicação que vêm sendo alvo de ataques de hackers. Um hotel localizado na Áustria teve o seu sistema invadido e, como consequência, cerca de uma dúzia de hóspedes foram bloqueados para fora de seus quartos, que contam com sistema de chave eletrônica.

De acordo com uma reportagem publicada pelo The New York Times, o diretor-gerente do hotel, Christoph Brandstaetter, recebeu um e-mail no qual os responsáveis pelo ataque exigiam um resgate de dois bitcoins (uma moeda virtual difícil de ser rastreada), ou cerca de US$ 1,8 mil, e também avisavam que o custo dobraria se o hotel não cumprisse a demanda até o final daquele dia, 22 de janeiro.

Como o hotel estava repleto de hóspedes - alguns que inclusive haviam pagado o valor de US$ 530 por uma suíte com vista panorâmica e sauna -, o diretor-gerente resolveu atender ao pedido. "Estávamos na capacidade máxima com 180 convidados e decidimos que era melhor ceder", afirmou ele. "Os hackers foram muito agressivos."

De acordo com especialistas em segurança, o ataque ao hotel parece ser um novo exemplo de um tipo cada vez mais malicioso e predominante de pirataria moderna, feito com um software conhecido como ransomware. As vítimas normalmente recebem um e-mail com um link ou anexo que contém o software que criptografa arquivos no computador e os mantém reféns até que o resgate seja pago. Segundo a reportagem, hackear um hotel e trancar as pessoas para fora de seus quartos é uma nova linha de ataque.

Para se proteger de futuros ataques, o Romantik Seehotel Jaegerwirt estaria considerando a substituição de suas chaves eletrônicas por fechaduras convencionais.


*Fonte: The New York Times

conteúdo original: http://nyti.ms/2jxlmmk

Tópicos relacionados