Raphael Silva   |   06/09/2017 20:40

Ocupação hoteleira do RJ fica em 45% para o feriado

Média foi bem abaixo em relação à última pesquisa, em 2015, quando atingiu 78%

Fernando Maia (Riotur)
Problemas de violência afetam gravemente a indústria do Turismo no RJ
Problemas de violência afetam gravemente a indústria do Turismo no RJ
Não é de hoje que o Rio de Janeiro vive uma situação complicada por conta da violência, fato que influencia o mercado turístico. A expectativa, porém, era de que o feriado prolongado do Dia da Independência - dia 7 de setembro - servisse como um 'alívio' ao setor, mas os números não são animadores.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Rio (ABIH-RJ), a média de ocupação nos hotéis na capital carioca ficou em 45%, bem menor do que os 78% atingidos dois anos atrás, sendo que em 2016 não houve pesquisa por conta dos Jogos Paralímpicos. Internamente, os bairros do Leblon e Leme se 'salvaram', com 60% de ocupação.

Já no interior do Rio, o índice mostrou uma leve alta em relação à última edição. 70% contra os 66% de 2015.

"Acreditamos que, num cenário de expansão de mais de 20 mil novos quartos na cidade e um grande festival de música [o Rock In Rio], que vai concentrar a vinda dos visitantes nas próximas semanas, o desempenho foi satisfatório na capital, e ainda mais satisfatório no interior, que ultrapassou o resultado da pesquisa anterior”, opinou o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes.

Tópicos relacionados