Uma recente pesquisa realizada pelo SAS, empresa de soluções e serviços de inteligência analítica, em conjunto com a Universidade do Estado da Pensilvânia, mostrou que a avaliação de clientes sobre hotéis pesa mais na hora de optar por um meio de hospedagem que as tarifas oferecidas pelos estabelecimentos. Dessa forma, a competição por custo não é melhor estratégia para atrair consumidores, analisa o SAS.
"A voz do consumidor não pode ser subestimada nos dias de hoje", afirma a especialista nas soluções de Customer Intelligence do SAS Brasil, Fernanda Benhami. “Os gestores precisam dar mais atenção ao sentimento e à experiência do cliente”, enfatiza. Ela destaca que a pesquisa deixa claro que a opinião dos hóspedes não é uma verdade absoluta, mas as informações devem ser usadas para criar inteligência. “Com o uso do SAS Text Analytics é possível verificar como sua empresa é percebida pelo consumidor e se comparar aos concorrentes pelos olhos de quem decide”, conta a especialista.
O estudo analisou a variação na percepção de qualidade dos quartos de hotéis oferecidos com base em três critérios: ranking do serviço; preço cobrado e avaliações de hóspedes. Ele mostra que o valor a ser pago não é percebido como um indicador de qualidade. Isso significa que hotéis podem mudar as tarifas de acordo com os padrões de demanda, obedecendo a limites razoáveis, sem prejudicar a percepção de valor.