Claudio Schapochnik   |   01/03/2013 14:15

Hotéis são premiados por investir em eficiência energética

Três hotéis e duas redes foram premiadas pelo Internacional Finance Corporation (IFC), órgão do Banco Mundial, e pelo Programa Pró-Hotéis por terem adotado programas de eficiência energética e/ou uso racional da água nos estabelecimentos

Dois hotéis e duas redes foram premiadas pelo Internacional Finance Corporation (IFC), órgão do Banco Mundial, e pelo Programa Pró-Hotéis por terem adotado programas de eficiência energética e/ou uso racional da água nos estabelecimentos – já em operação ou em vias de instalação. Confira os vencedores: Meliá Hotels International – Brasil, Pousada Praia do Portinho (Ilhabela-SP), Catussaba Hotéis & Resorts (BA) e Ribeiro & Jacintho Hotelaria (SP).

A entrega das placas ocorreu durante o Sustentability Day – série de palestras onde a sustentabilidade na hotelaria foi tema da última palestra. Promovido pelo IFC, o evento foi realizado ontem (quinta-feira, dia 28) ocorreu no hotel Renaissance, em São Paulo.

Na palestra sobre sustentabilidade na hotelaria, Álvaro Silveira, do Programa Pró-Hotéis, disse que 151 empreendimentos, desde pousadas a grandes hotéis, em 16 Estados e no Distrito Federal assinaram contrato para implementar programas de eficiência energética e/ou uso racional da água. “Somados, alcançam o valor de R$ 58 milhões”, contou Silveira.

“O dono de um meio de hospedagem tem de analisar os benefícios futuros da adoção de um programa como esse”, afirmou Silveira. “Em até menos de três anos, o hoteleiro obtém o retorno desse investimento. É um prazo curto.”

“Entre 45% e 50% dos gastos de um hotel vêm do consumo de energia e água e se ocorrer a economia, o dinheiro retorna para a administradora hoteleira e para os investidores, como é o nosso caso”, destacou a adoção o gerente de Serviços Técnicos , do Departamento de Projetos e Implantações da Meliá Hotels International – Brasil, Paulo Nogueira.

Para mais informações sobre o Programa Pró-Hotéis, que foi lançado no Congresso Nacional de Hotéis de 2011, em São Paulo, acesse o site www.programaee.com.br.

Tópicos relacionados