Karina Cedeño   |   04/05/2016 19:43

Intercâmbio: Canadá é destino preferido por brasileiros

O Canadá continua na preferência dos brasileiros como destino para intercâmbio, de acordo com dados divulgados hoje pela Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta). A pesquisa, feita com 135 agências de intercâmbio e mais de 1,9 mil estudantes, revelou que 72


Jhonatan Soares

O Canadá continua na preferência dos brasileiros como destino para intercâmbio, de acordo com dados divulgados hoje pela Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta). A pesquisa, feita com 135 agências de intercâmbio e mais de 1,9 mil estudantes, revelou que 72% dos brasileiros escolhem o país norte-americano para realizarem seus estudos.

Fatores como a segurança, a qualidade de vida e o dólar canadense mais baixo do que o americano favorecem a procura pelo destino, sem contar a possibilidade de realizar programas de estudo combinados com trabalho legalizado. “A procura de brasileiros pelo Canadá como destino de intercâmbio aumentou muito da década de 90 para cá, e hoje os estudantes procuram não apenas cursos de idiomas, que são os produtos mais vendidos pelas agências de intercâmbio, mas também cursos de pós-graduação e um emprego no local, permanecendo no destino por mais tempo”, afirma a presidente da Belta, Maura Leão (foto).

Além do Canadá, outros destinos bastante procurados pelos brasileiros são os Estados Unidos, a Austrália, a Irlanda, o Reino Unido e a Nova Zelândia. A Austrália, inclusive, passou do quinto lugar para o terceiro, desde a última pesquisa realizada pela Belta em 2013. “A habitação é o fator mais importante na hora de decidir um destino para o intercâmbio. Muitos estudantes precisam saber que o país é seguro e que não sofrerão preconceitos por parte dos moradores locais”, ressalta Maura.

Anualmente, mais de 357 mil pessoas procuram o Canadá para realizarem programas de intercâmbio com duração superior a seis meses. O destino conta com mais de 15 mil programas de graduação e pós graduação em mais de cem mil universidades, além de oito mil programas de ensino especializado em 152 institutos tecnológicos.

CONSULTORIA FUNDAMENTAL
O papel das agências de intercâmbio, segundo ela, continua sendo fundamental para os estudantes na hora da decisão. “Só a agência pode oferecer uma consultoria especializada, confiança, facilidade de contato com a instituição de ensino a forma de pagamento diferenciadas”, conclui a presidente da Belta. Porém, ela ainda considera necessária a melhoria do conteúdo disponibilizado nos sites das agências, que muitas vezes não são informativos o suficiente.


Tópicos relacionados