Rafael Faustino   |   19/08/2016 14:46

Brasil faz acordos com Argentina e Tailândia na Rio 2016

Com o país vizinho, representado no Brasil pelo ministro do Turismo Gustavo Santos, o acordo prevê a participação conjunta dos dois países nas principais feias do setor ao redor do mundo

O governo brasileiro aproveitou a presença de autoridades internacionais nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro para firmar parcerias turísticas com países vizinhos e também mais distantes. O ministro interino Alberto Alves assinou memorandos de entendimentos com a Argentina e Tailândia para estreitar as relações entre os mercados.

Paulino Menezes/Ministério do Turismo
Os ministros do Turismo Alberto Alves (interino, Brasil), Gustavo Santos (Argentina) e Kobkarn Suriyasat (Tailândia) e Vinicius Lummertz, da Embratur

Veja abaixo um resumo das medidas, divulgadas em um comunicado no portal do próprio Ministério do Turismo:

ARGENTINA
Com o país vizinho, representado no Brasil pelo ministro do Turismo Gustavo Santos, o acordo prevê a participação conjunta nas principais feias do setor ao redor do mundo. “Temos atrativos complementares e devemos vender os nossos destinos de forma integrada. Mas para isso, o primeiro passo é criar mecanismos que permitam que o turista que visite o Brasil entre também na Argentina e vice-versa”, comentou o ministro argentino.

Para que haja essa aproximação, foram discutidas medidas de intercâmbio entre Brasil e Argentina envolvendo um rodízio de eventos entre os países. “Se um congresso ou convenção internacional é realizado um ano no Brasil, no outro ele irá para outro lugar, então por que não para a Argentina? Da mesma forma quando é realizado na Argentina, a outra edição deve ir para o Brasil”, explicou Santos.

Paulino Menezes/Ministério do Turismo
Reunião entre as autoridades
Um grupo de trabalho com representantes dos dois ministérios e dos setores turísticos brasileiro e argentino será criado para viabilizar essas ações. O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, garantiu a colaboração da entidade para estreitar os laços com os vizinhos.

TAILÂNDIA
Já do lado tailandês, o governo espera obter o know-how para estruturar o mercado de Turismo voltado para verão e praia, já que o país é um dos mais visados na Ásia nesse segmento. O MTur ressalta que a Tailândia tem a quinta maior receita com o Turismo em todo o mundo, tendo arrecadado US$ 44,6 bilhões no ano passado.

O entendimento complementa o envio pelo Brasil, junto de outros países da América Latina, de agentes públicos para a Tailândia nos últimos três anos. O programa levou os representantes dos países latino-americanos a áreas turísticas tailandesas para observar seus modelos de turismo sustentável. “A intenção era que esses agentes apresentassem os programas em seus países de origem para que, no caso de interesse, fossem feitos projetos de cooperação técnica internacional”, explica o MTur.

Tópicos relacionados