Diego Verticchio   |   26/09/2016 22:55

França prevê 10% a menos de brasileiros no ano

País que mais recebe turistas internacionais, a França se prepara para viver em 2016 um ano de queda no fluxo de turistas internacionais. Com exceção do Reino Unido e Índia, os principais países emissores estão registrando uma diminuiçã


Jhonatan Soares
Céline Gomes, da região de Auvergne-Rhône, e Jean-Philippe Pérol, da Atout France
Céline Gomes, da região de Auvergne-Rhône, e Jean-Philippe Pérol, da Atout France


GUARUJÁ (SP) - País que mais recebe turistas internacionais, a França se prepara para viver em 2016 um ano de queda no fluxo de turistas. Com exceção do Reino Unido e Índia, os principais países emissores estão registrando uma diminuição no fluxo de viajantes, entre eles o Brasil, fruto da crise econômica mundial e também dos ataques terroristas no país europeu.

No primeiro semestre do ano, o Japão liderou a queda levando para a França 38% a menos de visitantes do que os primeiros seis meses de 2015. Rússia apresentou queda de 22%, enquanto que Brasil e China apresentaram, respectivamente, -20% e -18%.

Segundo o diretor da Atout France para as Américas Jean-Philippe Pérol, a expectativa é fechar o ano com queda de 10% no fluxo de brasileiros para França. De acordo números oficiais, em 2015 cerca de 600 mil visitantes do Brasil estiveram no país.

“A queda é mundial, mas a economia brasileira começa a dar sinais de recuperação e por isso estamos com uma expectativa boa neste segundo semestre, ainda que o resultado final seja negativo. A procura por Paris caiu muito, mas por outro lado regiões como Provence e Vale do Luar cresceram muito, assim como a procura por esqui. Nesse sentido vale destacar o trabalho do Club Med, que tem tido números muito bons”, destacou o diretor na abertura do Encontros à Francesa, evento voltado para a capacitação de destinos franceses.

2025
Apesar do ano difícil, destacado por Pérol na abertura do evento, ele ainda confia no viajante brasileiro e conta com ajuda dos agentes de viagens, responsáveis por 81% das viagens. Ele acredita que o momento de retração será superado já em 2017 e mira crescimento para os próximos anos.

“Continuamos com a nossa meta de levar em 2025, cerca de 1,5 milhão de brasileiros”, disse. Em 2014 cerca de 650 mil brasileiros estiveram na França, segundo a Atout France, registrando o recorde de viajantes daqui para o país europeu.

Tópicos relacionados