Diego Verticchio   |   16/11/2016 09:43

Número de brasileiros volta a crescer em Portugal

Depois de um primeiro semestre com retração no número de brasileiros em Portugal, o segundo semestre aponta uma tendência diferente. Dados do Turismo de Portugal apontam crescimento de 20% no fluxo de entrada de brasileiros no País, somente em agosto, em compara&cc


Diego Verticchio
Porto, cidade que tem registrado crescimento de brasileiros em 2016
Porto, cidade que tem registrado crescimento de brasileiros em 2016


PORTO - Depois de um primeiro semestre com retração no número de brasileiros em Portugal, o segundo semestre aponta uma tendência diferente. Dados do Turismo de Portugal apontam crescimento de 20% no fluxo de entrada de brasileiros no País, somente em agosto, em comparação com 2015. Os dados de setembro ainda não foram fechados, mas já apontam novo crescimento.

Segundo o Turismo de Portugal, janeiro e fevereiro foram meses com índices muito negativos. Já de março a maio a queda foi menos acentuada. Junho e julho, porém, fecharam com percentual similar ao registrado em 2015.

“O IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) assustou os passageiros e prejudicou o fluxo. Depois os números foram voltando a realidade e temos uma previsão de fechar 2016 com mesmo fluxo de turistas brasileiros registrados em 2015 ou um pouco acima”, afirma o diretor do Turismo de Portugal para o mercado brasileiro, Bernardo Cardoso, lembrando que esse percentual cresce se levar em conta a chegada de brasileiros com passaporte europeu ou com entrada por outras fronteiras, como Espanha e França, por exemplo.

PORTO
Embora tenha sido registrada uma retração no fluxo de passageiros do Brasil para Portugal, os dados mostram que a presença de brasileiros cresceu no Porto, segunda maior cidade de Portugal e destino que conta com voos diretos da Tap para São Paulo e Rio de Janeiro. Cardoso aponta dois motivos para o aumento: trabalho de marketing promocional feito pelo órgão de turismo local em parceria com o Turismo de Portugal e por conta de um “redescobrimento da região Norte de Portugal”.

“Está na moda e a região Norte tem mais proximidade com a fronteira da Espanha. Além disso é uma excelente opção para quem já conhece Lisboa e deseja visitar novos destinos”, complementa.

Portal PANROTAS viaja a convite do Grupo Schultz

Tópicos relacionados