Movida

Renato Machado   |   21/12/2016 15:03

Após 8 dias, Venezuela reabre fronteiras com a Colômbia

A Venezuela começa aos poucos a reabrir suas fronteiras com a Colômbia. Fechada desde 12 de dezembro pelo governo Maduro – juntamente com o trecho brasileiro –, a medida fora tomada na tentativa de enfraquecer “máfias” que estariam acumulando papel-moeda

picture-aliance/dpa/Miraflores Press
O presidente Nicolás Maduro ordenou o fechamento de fronteiras no último dia 12
O presidente Nicolás Maduro ordenou o fechamento de fronteiras no último dia 12
A Venezuela começa aos poucos a reabrir suas fronteiras com a Colômbia. Fechada desde 12 de dezembro pelo governo Maduro – juntamente com o trecho brasileiro –, a medida fora tomada na tentativa de enfraquecer “máfias” que estariam acumulando papel-moeda venezuelano no exterior para atacar a economia do país.

Segundo a AFP, uma conversa por telefone com os dirigentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, na última segunda-feira, garantiu a decisão que envolve “abrir a fronteira de maneira progressiva, com rígida vigilância e segurança”, afirmou o ministro de Comunicação e Informação da Venezuela, Ernesto Villegas.

Filas haviam se formado nos postos alfandegários da fronteira, com venezuelanos esperando por uma das raras autorizações especiais que eram dadas por razões médicas ou familiares. Apesar da abertura pontual, tanto a fronteira colombiana quanto a brasileira permanecerão fechadas para o transporte de cargas até o dia 2 de janeiro.

Maduro e Santos, segundo Villegas, “instruíram seus ministros de Defesa (Vladimir Padrino e Luís Carlos Villegas) a coordenar ações imediatas para a normalização da fronteira”, uma vez que foram mantidos contatos entre seus bancos centrais para enfrentar o que a Venezuela denomina “ataques” à sua moeda.


*Fonte: Agência Brasil

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias