Bruna Murback   |   09/01/2017 20:22

Brexit: premiê britânica descarta reverter saída da UE

Premiê disse que o processo formal de saída da União Européia será desencadeado até o final de março

Getty Images
Theresa May, nova premiê britânica
Theresa May, nova premiê britânica

Durante sua primeira entrevista televisiva do ano, a primeira ministra britânica Theresa May deu fortes evidências de que a Grã-Betanha irá realmente deixar a União Européia em breve, enquanto ainda negocia o melhor acesso possível ao mercado comum do bloco. Conforme se estendeu a demora para o Reino Unido acionar o artigo 50, que inicia o processo formal de desligamento do bloco europeu, dúvidas a esse respeito começaram a ela aparecer.

A primeira ministra disse que o artigo 50 será desencadeado até o final de março. Theresa May também afirmou que uma vez fora da União, o Reino Unido poderá ter mais controle sobre a imigração aos seus países e definir regras para as pessoas que vem para o Reino Unido de outros países europeus.

"Nós estamos saindo. Estamos saindo ", reafirmou ela, acrescentando que Londres ainda "quer o melhor acordo possível 'em termos de comércio'" com a UNião Europeia. A intenção é manter uma boa relação ainda que o Reino UNido saia do bloco.

Os líderes da União Européia dizem que o Reino Unido deve permitir a livre circulação de pessoas de toda a União Europeia, caso queira o acesso ao mercado único sem tarifas. Muitos legisladores britânicos dizem que a adesão ao mercado único é crucial para a economia britânica.

May disse que dará mais detalhes a cerca dos planos envolvendo o Brexit nas próximas semanas.


*Fonte: Sky News

conteúdo original: http://bit.ly/2j7qnmq

Tópicos relacionados