Movida

Leonardo Ramos   |   13/01/2017 18:50

Chineses farão 3 bilhões de viagens nos próximos 40 dias

O Chunyun, período de 40 dias em torno do ano novo chinês, deve levar mais de 3 bilhões de chineses a viajar, segundo ministro do transporte da China.

Reprodução/Twitter
Ponte Beipanjiang, inaugurada no último mês com a marca de mais alta do mundo, deve ajudar no tráfego durante o Chunyun chinês
Ponte Beipanjiang, inaugurada no último mês com a marca de mais alta do mundo, deve ajudar no tráfego durante o Chunyun chinês

Não é novidade que a cultura oriental chinesa tem pouca relação com a nossa, ocidental. Uma das diferenças é o ano novo: enquanto nós já adentramos no nosso em primeiro de janeiro, seguindo o tradicional calendário cristão, o povo chinês comemora o que chamam de Festival da Primavera, que marca o Ano Novo lunar da China.

O mais importante feriado familiar do país oriental, que neste ano cai em 28 de janeiro, é o motivo da expectativa do governo chinês, que espera cerca de três bilhões de viagens sejam feitas entre hoje (13) e 21 de fevereiro, segundo anúncio no site oficial do governo. O número inclui viagens por terra, ar e mar.

Segundo o governo do país, nunca tantos chineses viajaram no período, tendência motivada pelos altos investimentos nos meios de transporte. As quatro redes de locomoção – rodoviário, ferroviário, aviação e navegação – registraram aumento todos os anos da última década durante o Chunyun, e esse ano novos recordes de número de viajantes devem ser estabelecidos.

Para reduzir os transtornos e aumentar a eficiência do transporte no período, o governo chinês tem intensificado a construção de estradas de ferro de alta velocidade, que já passam de 20 mil quilômetros de comprimento em todo país, o maior sistema ferroviário de alta velocidade do mundo. Também foi finalizada a construção da ponte Beipanjiang, aberta para o sistema rodoviário no mês passado. A construção, localizada no sudoeste da china, alcançou a marca de maior ponte do mundo em altura, a 565 metros do solo, o equivalente à um prédio de 200 andares.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias