Renato Machado   |   30/01/2017 08:45

Incêndios no Chile afetam cerca 100 hectares de vinícolas

Indústria do vinho se reúne para auxiliar pequenos produtores que perderam terras

Twitter/Ejercito_Chile
Foto divulgada pelo Exército chileno mostra equipes tentando combater fogo
Foto divulgada pelo Exército chileno mostra equipes tentando combater fogo
Os intensos incêndios ocorridos em solo chileno na última semana já causaram a evacuação de mais de cinco mil pessoas em áreas de risco. Um levantamento de associações ligadas à produção de vinho no país mostra que vinícolas locais também estão sofrendo com o desastre.

Até o momento, 141 mil hectares foram atingidos por incêndios no Chile. Ao todo, segundo a Wines of Chile, 94 desses hectares afetados são de vitis viníferas. A entidade afirma que a perda de terras “até agora está concentrada em vinícolas de pequenos produtores em áreas próximas a colinas e florestas, várias delas com vinhedos centenários”.

Diante das perdas, a indústria do vinho chilena se mostra solidária aos produtores afetados. “Estão sendo aplicadas as medidas necessárias para identificar os problemas e contribuir com a busca de soluções concretas”, afirma a associação em comunicado, que ainda esmiúça como será feita a ajuda: avaliação de danos, assistência técnica e captação de recursos para compra de insumos e ferramentas agrícolas.

Confira abaixo uma lista com as regiões e a atual situação de suas vinícolas:

- Casablanca: ainda em alerta em relação ao incêndio em Curacaví, mas sem vinícolas afetadas;

- Maipo: dez hectares de vinhedos foram queimados na área de Pirque, incêndios subsequentes não foram detectados;

- Cachapoal: nenhum incidente ou alerta até o momento;

- Colchagua: as áreas mais afetadas são as de Peralillo e Marchigue, onde há sete hectares de vinhedos afetados;

- Curicó: nenhum problema ou alerta relatado;

- Maule: a área da Costa do Maule é a mais afetada. Até agora, foram identificados 75 hectares queimados, incluindo antigos vinhedos de Pais e Carignan. Esta investigação segue em processo, já que a área ainda está na contingência total;

- Itata e Bío Bío: possibilidade de novos incêndios que podem afetar pequenos produtores, mas ainda não há informações oficiais.

Tópicos relacionados