Brunna Castro   |   02/02/2017 20:13

Brexit: Reino Unido tentará separação amigável da UE

O Reino Unido irá focar seus esforços para negociar uma separação da União Europeia mutuamente benéfica, afirmou hoje o ministro responsável, David Davis, delineando a estratégia do governo em um documento de política oficial.

Pixabay
O Reino Unido irá focar seus esforços em negociar uma separação da União Europeia mutuamente benéfica, afirmou hoje o ministro responsável, David Davis, delineando a estratégia do governo em um documento de política oficial. A publicação do chamado "Documento Branco" é parte de uma tentativa da primeira-ministra britânica, Theresa May, de manter os parlamentares ao seu lado no momento em que as conversas formais sobre o Brexit são iniciadas. As informações foram divulgadas pela Reuters.

O relacionamento futuro do Reino Unido com o bloco vem dividindo as opiniões no Parlamento, onde a maioria dos membros apoiou a permanência na UE no referendo de junho do ano passado. Alguns parlamentares temem que a primeira-ministra esteja levando o país a uma separação caótica e sem estrutura para uma futura cooperação econômica e de segurança.

Com a apresentação do texto, Davis defendeu o governo das acusações de não ter dado tempo para que os parlamentares analisassem o Documento Branco – que teria fornecido poucos detalhes além do que a premiê já divulgou.

"Iremos buscar uma nova parceria estratégica. Um acordo ousado e ambicioso de livre comércio e alfandegário que deveria garantir o comércio mais livre e desimpedido de bens e serviços que é possível", afirmou Davis. Ele reiterou as prioridades de May nas negociações, que devem ser iniciadas antes do fim de março. Além disso, o documento apresentou alguns detalhes sobre como Londres vê o processo de separação da UE, insinuando uma implementação por meio de fases.


*Fonte: Reuters

conteúdo original: http://bit.ly/2jIaX7f

Tópicos relacionados