Movida

Rodrigo Vieira   |   01/02/2017 13:01

Decreto de Trump muda regras de vistos no Brasil; entenda

Saiba o que mudou para os brasileiros que desejam tirar vistos para entrar nos Estados Unidos

As medidas em relação à imigração tomadas na semana passada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afetam principalmente os países de maioria muçulmana, mas também têm consequências no Brasil e em outros países.

Criado em 2012 por Barack Obama, o Visa Interview Waiver Program permitia que solicitantes renovassem sem entrevista seus vistos desde que eles fossem da mesma categoria e até 48 meses após o vencimento. Agora, após assinatura de Trump, esse prazo é de 12 meses após o vencimento. Passado esse período, será necessário agendar uma nova entrevista.

Outra alteração imposta pelo atual presidente é em relação aos jovens e idosos. Obama havia liberado jovens com menos de 16 anos a conseguir vistos sem entrevista, mesmo que pela primeira vez, mas Trump alterou a regra para menores de 14 anos. Idosos entre 66 e 79 anos também terão de fazer todo o processo para conseguir o primeiro visto.

Em suma, todos aplicantes terão de passar por todo processo de visto, exceto solicitantes de vistos diplomáticos, oficiais de governos estrangeiros e organizações internacionais, solicitantes menores de 14 e maiores de 79, além de solicitantes que já tiveram visto de mesma categoria e expiraram o prazo de 12 meses.

“Isso poder ter um impacto no tempo de espera para programar uma reunião no Consulado”, alertou a embaixada. “Recomendamos que os interessados em viajar aos Estados Unidos comecem o trâmite de solicitação com a maior antecipação possível.”

A embaixada norte-americana no Brasil afirmou que as novas medidas aumentarão a segurança do processo de visto em todo o mundo, e que está empenhada em facilitar as viagens legítimas de visitantes internacionais.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias