Leonardo Ramos   |   02/02/2017 13:29

Erupção iminente na Islândia pode prejudicar tráfego aéreo

Islândia solta alerta de risco de erupção no vulcão Kapla, no sul da ilha, e recomenda à agências e operadoras de turismo da região que façam planos de contenção para o caso de atividades vulcânicas

Wikicommons/Bjoertvedt
Mýrdalsjökull, geleira que cobre atualmente o vulcão Katla, que pode entrar em erupção
Mýrdalsjökull, geleira que cobre atualmente o vulcão Katla, que pode entrar em erupção
As autoridades da Islândia soltaram alerta para as operadoras de turismo na ilha sobre o risco de erupção iminente do vulcão Katla, um dos maiores do país. A medida recomenda que todas as agências que realizem tours no vulcão ou em regiões próximas preparem planos de contingência no caso de atividades vulcânicas no local, que foi atingido por um terremoto de magnitude 4,3 no fim de semana

Os vulcões islandeses, em suas últimas erupções, tem causado problemas para o tráfego aéreo no continente europeu, devido às enormes nuvens de cinzas que são liberadas. Em abril de 2010, o vulcão de difícil pronúncia Eyjafjallajokull entrou em atividade, e as cinzas emitidas resultaram no cancelamento de mais de 100 mil voos, prejudicando cerca de dez milhões de passageiros no mundo todo.
Wikicommons
Erupção no Katla, em 1918
Erupção no Katla, em 1918

O chefe de polícia do sul da Islândia, Kjartan Þorkelsson, afirmou que as autoridades locais estão se preparando para fechar algumas rotas populares de turistas próximas ao Katla, região que tem sido atingida por terremotos nos últimos dias.

Um dos maiores e mais ativos vulcões da Islândia, o Katla costuma entrar em atividade em intervalos que variam de 40 à 80 anos. Como sua última erupção foi registrada em 1918, essa previsão já está atrasada. Segundo cientistas, as atividades sísmicas recentes no local indicam que o Katla está prestes a entrar em erupção.


*Fonte: eGlobal

conteúdo original: http://bit.ly/2kVsuhj

Tópicos relacionados