Pedro Sibahi   |   23/02/2017 13:55

Índia terá seu primeiro trem bala com trecho submarino

Governo indiano inicia as perfurações para construção de trecho submerso do primeiro trem bala do país.


Wikicommons
Shinkansen, trem bala japonês, modelo para a Índia
Shinkansen, trem bala japonês, modelo para a Índia

A Índia terá seu primeiro trem bala interligando as cidades de Mumbai e Ahmadabad e parte do trajeto será debaixo da água, entre as cidades de Thane e Virar. A construção do trecho submerso, com sete quilômetros, deve começar em 2018. Com um custo estimado de US$ 14,5 bilhões, o projeto será majoritariamente financiado pelo Japão, com um empréstimo de 80% do valor.

O primeiro ministro da Índia, Narenda Modi, viajou ao Japão no ano passado e utilizou o trem bala Shinkansen, que liga a cidade de Tóquio a Osaka, junto do primeiro ministro japonês Shinzo Abe. A decisão do Japão em financiar uma parcela tão grande do projeto indiano é uma reposta ao envolvimento crescente da China em projetos de infraestrutura no sul asiático nos últimos anos.

A perfuração para o projeto do trem bala indiano já começou e tem como objetivo analisar as condições do solo no ambiente submerso. “Solo e rochas abaixo dos 70 metros de profundidade são testados como parte da investigação geotécnica e geofísica empreendida para o projeto”, explicou um alto funcionário do Ministério de Ferrovias.


*Fonte: Mashable

conteúdo original: http://on.mash.to/2l0ALfA

Tópicos relacionados