Janize Colaço   |   15/02/2017 18:07

Terremotos na Itália causaram prejuízos de € 23,5 bilhões

A estimativa foi feita pela pela Proteção Civil italiana a Bruxelas para ativar o Fundo Europeu de Solidariedade, criado pela União Europeia para responder a desastres naturais nos Estados-membros do bloco

Matteo Crocchioni/Agência Lusa
Após uma série de terremotos que atinge o centro da Itália desde agosto de 2016, o país já contabilizou prejuízos de 23,5 bilhões de euros. A estimativa foi feita pela pela Proteção Civil do país, que deverá ativar o Fundo Europeu de Solidariedade.

Alegando prejuízos estruturais – com danos em residências, redes de energia e água, além de edifícios históricos –, a Itália já havia solicitado a ajuda de 7 bilhões de euros do fundo, em novembro. Na ocasião, o pedido levava em conta apenas o terremoto de 24 de agosto, que deixou 299 mortos de devastou as cidades de Amatrice e Accumoli.

Agora, incluindo os abalos sísmicos de outubro, o governo italiano recalculou a solicitação. Até o momento, porém, a Comissão Europeia, poder Executivo da UE, concedeu apenas uma antecipação de 30 milhões de euros.

Neste ano, outros quatro tremores atingiram novamente a Itália, que culminou em uma avalanche que soterrou o Hotel Rigopiano e deixou 29 mortos.


*Fonte: Agência Ansa/Agência Brasil

conteúdo original: http://bit.ly/2kwRCq9

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias